Blog do Prisco
Coluna do dia

Traições em SC

O placar catarinense no âmbito da votação da reforma trabalhista, aprovada na noite de quarta-feira com 296 votos pelo plenário da Câmara, foi de nove parlamentares a favor e seis contrários à proposta governista. Um deputado não votou (são 16 os representantes do Estado na Casa).

A batalha vencida pelo Planalto revelou traições entre os representantes do Estado. De maneira inexplicável, o pessedista (partido que é governo) Cesar Souza não votou. Se absteve!

Governista até a medula, o PSDB registrou o voto contrário de Geovania de Sá, assim como o PP. Esperidião Amin e Jorge Boeira ficaram com a oposição, mesmo o partido tendo um ministério de ponta (Saúde). No caso de Amin, é ainda mais intrigante. Duas vezes governador do Estado, ele conhece como poucos as dificuldades empresariais, as distorções nas relações trabalhistas e a eterna batalha pela geração de empregos. Brincadeira!

 

Pra galera

Outra que preferiu jogar para a torcida foi Carmen Zanotto, do PPS, partido que também está no governo Michel Temer. A coerência ficou por conta dos cinco do PMDB, que votaram com o presidente, os outros dois do PSD (os João Rodrigues e Kleinübing) o PR (Jorginho Mello) e um voto do PSDB (Marco Tebaldi).

 

Bom placar

Os 296 votos que o governo conseguiu para aprovar a reforma trabalhista se aproximam dos 308 necessários para as mudanças previdenciárias, já que neste caso é uma Proposta de Emenda à Constituição. Mas não há muito o que comemorar.  Mexer na previdência equivale a mexer num vespeiro. É matéria muito mais espinhosa e polêmica.

 

A modernização da legislação que regula as relações de trabalho é um avanço e um sinal positivo ao mercado. O grande furo das contas nacionais, contudo, está na previdência do setor público, que onera e prejudica toda a nação.

 

Reforço

Deputado Natalino Lázare levou seis prefeitos, três vices e uma presidente de Câmara de municípios da região de Videira para uma audiência com o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm. O grupo saiu satisfeito da reunião. O coronel anunciou que o Meio-Oeste, bem como outras regiões importantes do Estado, será contemplado com novos PM’s, que vão se formar em dezembro. Até lá, haverá reforço de efetivos de outras unidades para fortalecer operações na região de Videira.

 

Bandeira branca

O deputado Décio Lima e o presidente estadual do PT, Cláudio Vignatti, estão conversando visando ao entendimento internamente. No dia 6 de maio, delegados vão escolher o novo comando estadual do partido. Até então, os dois líderes estavam em alas opostas, mas a temporada de busca de consenso foi aberta. Até em função do momento político, que não possibilita ainda mais desgastes.

 

Pesca

A reunião entre os representantes do Fórum Parlamentar Catarinense e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, esta semana, garantiu a confirmação da antecipação do prazo que libera a pesca artesanal da Tainha para o dia 1 de maio em todo Estado. Em 2016, a autorização iniciou na segunda quinzena de maio, seguindo, como acontece tradicionalmente, até o dia 31 de junho. Ontem, pescadores fecharam a BR-101 na região de Itajaí em protesto.