Blog do Prisco
Artigos

“Transparência e responsabilidade nas eleições”

A reta final do processo eleitoral merece reflexão e consciência. Em período de campanha muitos candidatos agem compelidos por arroubos de “prometismos” e demagogias de toda a ordem. Mas o eleitor exige daqueles que se dispõem a concorrer, que sejam transparentes e verdadeiros.

Falar a verdade impõe admitir as dificuldades que os administradores têm e terão, se o Brasil não voltar a crescer.  Este prévio e produtivo debate, que a democracia e o processo eleitoral nos oferecem, é fundamental para decidirmos o modelo de gestão que teremos nos próximos quatro anos de vida em comum, de nossa cidade.

Porque a cidade nada mais é do que um grande condomínio; e o seu prefeito, o síndico. Por isso, espera-se que o síndico seja capaz de prover tudo o quanto gostaríamos de ter. Mas queremos que ele faça tudo isso sem aumentar a taxa de condomínio.

Quais as qualidades que queremos ver no síndico? Queremos que seja um administrador dedicado, comprometido, transparente. E que saiba, em tempo de dinheiro curto, priorizar o que mais interessa aos moradores do condomínio.

O caos que vive a economia brasileira nos últimos anos impôs fortes sacrifícios aos prefeitos municipais, produziu desemprego e transferiu mais responsabilidades aos municípios brasileiros. Os atuais prefeitos independentemente de partidos, foram os mais sacrificados.

Apenas, para exemplificar, avalie-se um setor vital para todos: a saúde. Têm prefeitos catarinenses utilizando quase 40% da sua Receita Corrente Líquida em serviços de saúde, ou seja, muito acima da previsão mínima constitucional, que é de 15%. O recente afastamento da presidente da República, por parte do Senado Federal, foi uma medida dura, mas necessária, para que, com um novo governo, o país reinicie, de imediato, um processo de recuperação econômica e de geração de empregos.

O Brasil tem que melhorar para que estados e municípios também recuperem suas finanças e possam vencer seus enormes desafios. Mas atentem para o momento, que é também, de fiscalização.

Muitos dos que hoje criticam e se apresentam como salvadores da pátria, tiveram grande responsabilidade, pois apoiaram o governo federal, que caiu por praticar improbidade administrativa.

Por isso, caros eleitores, vocês são os protagonistas desse processo eleitoral. Atuem com responsabilidade, a favor do seu município, que é o grande condomínio onde moramos.

 

Dalirio Beber, senador (PSDB)

 

Dalírio