Blog do Prisco
Notícias Últimas

TRE oficializa sistema de gerenciamento para totalização de votos

Na tarde deste sábado (06), véspera do primeiro turno das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realizou a cerimônia de Oficialização do Sistema de Gerenciamento. O procedimento aconteceu durante audiência pública e foi conduzido pelo vice-presidente e corregedor do TRE-SC, des. Cid Goulart Júnior.

O objetivo do procedimento é garantir que o sistema responsável pela totalização dos votos esteja sem nenhum voto computado. Para isso, uma senha oficial e lacrada foi utilizada para emissão de dois relatórios: a Zerésima e o Espelho de Oficialização. O mecanismo funciona em etapas, de forma a ser oficializado primeiramente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), logo após, pelos TREs dos estados e, por último, por cada Zona Eleitoral do país.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Álvaro Sampaio, compara a lógica da oficialização à ativação de um cartão de crédito, e lembra que o procedimento é utilizado em outras etapas dos atos preparatórios das eleições. “Nós já realizamos esse mesmo procedimento para o registro de candidaturas, para o sistema de preparação dos dados eleitorais e para o sistema que faz a geração dos dados para a urna”, explicou o secretário.

Também estiveram presentes na audiência o presidente do Tribunal, des. Ricardo Roesler, os juízes do pleno, Luisa Hickel Gamba, Jaime Pedro Bunn, Vitoraldo Bridi e Wilson Pereira Junior, o procurador regional eleitoral, Marcelo da Mota, a advogada representante da OAB/SC, Renata Guimarães, além de servidores do TRE-SC.