Blog do Prisco
Notícias Últimas

TRE-SC e ALESC anunciam Congresso de Liderança Política Feminina em outubro

Nesta quarta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançaram as inscrições para o Congresso de Liderança Política Feminina, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro, em Florianópolis.

O evento reunirá importantes nomes na questão relativa à conquista do espaço político e social pelas mulheres. Entre os temas a serem abordados nos painéis estão políticas públicas para mulheres, a sua representatividade na política, o financiamento de campanhas eleitorais femininas e experiências de liderança na gestão pública.

O presidente do TRE-SC, des. Cid Goulart Jr., destacou que o Congresso busca motivar as mulheres sobre a importância da participação na área política. “Já houve um aumento de 190, nas Eleições 2014, para 290 mulheres eleitas no último pleito, o que significa que estamos avançando. O TRE tem concentrado esforços para que cheguemos a uma equidade na representação feminina na política. O evento é mais uma ação dirigida para este fim”.

Para o presidente da ALESC, deputado Júlio Garcia, a presença feminina no processo político é fundamental. “Por isso conclamo a todos que no início de outubro, numa parceria do TRE com a ALESC, compareçam ao Congresso que estimula a participação feminina no processo político estadual em Santa Catarina.”

Além dos painéis, serão oferecidas 4 oficinas com temáticas relacionadas ao evento. Durante o congresso, ocorrerá também o lançamento de uma edição especial da revista científica “Resenha Eleitoral”, intitulada “Liderança e Participação Política das Mulheres”, bem como a exposição “Arte por Elas”, com obras de artistas catarinenses.

As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas pelos sites do TRE-SC e da ALESC. O Congresso acontecerá no Auditório Antonieta de Barros, na ALESC (Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro de Florianópolis – SC).

A organização do evento está a cargo da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, por meio de seu diretor, juiz Wilson Pereira Jr., e da Escola do Legislativo catarinense, pela sua presidente, deputada Marlene Fengler.