Blog do Prisco
Manchete

TRE-SC e Governo do Estado realizarão cursos para educação cidadã em 2020

Mais de 40 mil alunos e 4 mil professores da rede estadual pública de educação participarão do projeto “Voz & Vez – Direitos Humanos e Política nas Escolas”

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e o Governo do Estado de SC realizarão, em 2020, cursos para a educação cidadã de mais de 40 mil alunos e 4 mil professores da rede estadual pública de educação por meio do projeto “Voz & Vez – Direitos Humanos e Política nas Escolas”. Os detalhes das ações de cidadania foram discutidos em reunião realizada na última quarta-feira (11), onde estiveram presentes o presidente do TRE-SC, des. Cid Goulart Júnior, o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, juiz Wilson Pereira Junior, e o secretário estadual de educação, Natalino Uggioni.

Durante os cursos, será abordada a importância dos direitos humanos para a concretização dos direitos políticos, por meio de eleições que serão realizadas nas escolas voluntárias.  Na ocasião, os alunos serão candidatos e utilizarão os planos de governo embasados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.

Os professores das escolas e servidores das Zonas Eleitorais passarão por formações a distância para promover essas práticas pedagógicas com os alunos da rede pública. Serão três cursos EaD: o primeiro de formação dos professores da rede pública; o segundo de formação dos servidores do TRE-SC; e o terceiro de Implementação da Prática Pedagógica (Eleição Simulada). Além disso, os professores da Rede Pública e os servidores da Justiça Eleitoral catarinense poderão ser multiplicadores do projeto, que poderá ser ampliado nos anos seguintes.

Ao todo, serão 84 escolas, em 72 municípios, com 47.860 alunos e 4.719 funcionários das escolas envolvidos no projeto.

A parceria é uma continuação do convênio assinado em 2018, cujo objetivo é a inclusão social, política e econômica de crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino médio, incentivando a consciência cívica sobre os direitos dos cidadãos e a importância das políticas públicas.

Por Jennifer Hartmann