Blog do Prisco
Notícias Últimas

TRE-SC julgou 93% dos registros de candidatura

Até a tarde desta segunda-feira (12), as 105 zonas eleitorais de Santa Catarina julgaram 93% dos pedidos de registros de candidatura para as próximas eleições municipais. No total, 17.079 pedidos foram interpostos à Justiça Eleitoral, sendo que 15.851 foram deferidos e 162 indeferidos. Até o momento, 1.059 pedidos de registros de candidaturas aguardam julgamento.

Conforme o Calendário Eleitoral, nesta segunda-feira (12), termina o prazo para que todos os pedidos de registro de candidatos estejam julgados nas instâncias ordinárias. O presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, destacou que os juízes eleitorais estão “trabalhando bastante para que todos os registros sejam julgados a tempo”.

“No mais tardar, até amanhã, já teremos essas decisões definidas em primeiro grau. Em seguida, os pedidos que tiverem recursos aportarão ao Tribunal. Nós temos o compromisso de, até antes das eleições, definir essas situações para que o eleitor possa comparecer às urnas e dar o seu voto com a garantia de que o candidato escolhido poderá de fato representá-lo”, esclareceu o presidente do TRE-SC.

Em todo o Estado, 139 municípios totalizaram o julgamento dos registros, sendo que 286 já estão com mais de 60% dos pedidos julgados. Para o cargo de vereador, 15.610 pedidos foram feitos ao TRE-SC. Desse total, 14.566 foram deferidos, 141 foram indeferidos e outros 897 aguardam julgamento.

Para as eleições majoritárias, 734 pedidos de registros para prefeito foram interpostos à Justiça Eleitoral. No total, 643 foram deferidos, 11 indeferidos e 79 aguardam julgamento. Para o cargo de vice-prefeito a situação é semelhante, no total, 735 pedidos foram interpostos, 642 deferidos, 10 indeferidos e 83 aguardam julgamento.

Confira a listagem dos candidatos a prefeito que tiveram os pedidos de registros negados em primeira instância:

Candidato a prefeito Município
NAUDIR ANTONIO SCHMITZ ALFREDO WAGNER
RONALDO PEREIRA DA SILVA BALNEÁRIO GAIVOTA
CIRO MARCIAL ROZA BRUSQUE
LUIZ CARLOS BRUNEL ALVES CAPIVARI DE BAIXO
MARCIO ANTONIO DE ARAUJO GARUVA
OSVALDO TADEU BELTRAMINI IBIRAMA
GERVÁSIO UHLMANN ITAIÓPOLIS
VALTENIR JOSE DE MATTIA NOVA VENEZA
MANOEL AUGUSTO MARCELINO PALHOÇA
PAULO ROBERTO CORDEIRO PASSO DE TORRES
DOUGLAS GLEEN WARMLING SIDERÓPOLIS

Todos os candidatos a prefeito que tiveram seus pedidos indeferidos recorreram ao TRE-SC e aguardam uma definição definitiva sobre a situação das suas candidaturas.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina começou a julgar os recursos dos pedidos no último dia 5 de setembro. Até a sessão desta segunda-feira (12), 17 recursos já foram julgados.