Blog do Prisco
Coluna do dia

TRIANGULAÇÃO NAS DUAS CIDADES MAIS RICAS DE SC

Triangulação nas duas cidades mais ricas de SC

Os Paulos, Bauer (PSDB) e Bornhausen (PSB), têm tudo para assumirem candidaturas viáveis às prefeituras de Joinville e Itajaí, as duas cidades mais ricas de Santa Catarina. Os dois foram candidatos no ano passado (a governador e senador, respectivamente); não se elegeram, mas fizeram mais de 1 milhão de votos cada um, em dobradinha.

É um patrimônio considerável. As duas cidades, juntas, também representam um eleitorado que pode chegar a 550 mil em 2016, outro número robusto em se tratando de Santa Catarina.

Além da aliança no ano passado, Bauer e Bornhausen podem atuar em convergência no próximo pleito. Eles buscam o apoio do PSD nas duas praças e já entabularam conversas neste sentido com o presidente da Assembleia, que está licenciado do comando do PSD, Gelson Merísio.

Em Joinville, o PSD poderia indicar o vice, o deputado Darci de Matos. Na cidade portuária, Bornhausen pode ter o médico Deodato Casas, que fez boa votação no último pleito, como companheiro de chapa, com o suporte dos pessedistas e do próprio prefeito Jandir Bellini (PP).

De quebra, os dois representariam a novidade em termos de pleito municipal nas principais cidades catarinenses. Nas demais, ou o atual mandatário vai buscar a reeleição ou quem já esteve lá vai tentar voltar, ou ainda, já disputou e perdeu vai tentar novamente.

 

 

Passo a passo

Se Bauer conquistar a prefeitura de Joinville, e fizer um bom primeiro ano e meio de mandato, ele se credencia inclusive para ser o candidato a governador com apoio do PSD e do PSB, aliança que poderia trazer ainda o PP. O PSD também tem seus nomes. Pode ser Merísio, Milton Hobus, João Paulo Kleinübing ou mesmo uma novidade com perfil técnico: Antônio Gavazzoni. Vai depender de quem estiver melhor no momento da definição.

 

 

Confirmado

Conforme a coluna já havia antecipado, Fabrício Oliveira, do PSB, vai assumir a Câmara Federal ainda este mês. Ficará por lá até outubro. Excelente vitrine para ele, que é candidato fortíssimo à prefeitura de Balneário Camboriú.

 

 

Camarada

Por falar em rodízio, a Assembleia Legislativa terá outro jaraguaense a partir de 20 de julho e até meados de setembro. Jean Leuprecht (PCdoB) vai assumir com a licença do titular, César Valduga.

 

Quadro equacionado

Em Chapecó, uma das equações eleitorais com vistas a 2016 já está fechada, conforme revelou à coluna uma fonte fidedigna. O deputado federal João Rodrigues vai ser candidato a prefeito, com o apoio de Luciano Buligon, atual vice, que já definiu a ida para o PSB. Ele, aliás, vai completar o mandato de José Cláudio Caramori, que renuncia à prefeitura em até dois meses. No máximo.

 

 

Caramori no Badesc

O ainda prefeito de Chapecó será aproveitado no Badesc, ocupando o lugar que já foi do prefeito de Mafra e correligionário, Wellington Bielecki. O vice de João Rodrigues será definido com calma. Pode ser um quadro do próprio PSB de Buligon, do PP ou até mesmo do PSDB.

 

 

Dupla

Celso Maldaner e Valdir Colatto ganharam seus 15 minutos de fama nacional. Depois de ter mudado o voto em menos de 24h na PEC da maioridade penal, Maldaner justificou dizendo que um correligionário o havia ameaçado. Colatto reagiu e chamou Maldaner de “biruta de aeroporto”. Para delírio da mídia nacional.