Blog do Prisco
Notícias Últimas

Investigações contra Cunha devem continuar

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), vice-líder do partido, atuou na articulação de um abaixo-assinado entre a
bancada petista pedindo a continuidade das investigações no Conselho de Ética contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Atualmente a bancada da sigla é composta por 60 parlamentares e, destes, 31 assinaram o documento pressionando o Conselho de Ética para votar pela admissibilidade da denúncia contra o presidente Cunha.

Pedro Uczai contra Cunha“O deputado Eduardo Cunha tem revelado, diuturnamente, a falta de qualquer pudor em utilizar sua posição de direção da Câmara Federal em proveito próprio, inclusive promovendo e patrocinando o cancelamento de sessão do Conselho de Ética, atacando Instituições e praticando toda sorte de chantagens (…) Devemos pois, nos manifestar firmemente contra qualquer tentativa do deputado Eduardo Cunha em se utilizar do cargo para beneficiar sua defesa, em detrimento dos interesses da sociedade brasileira”, diz trecho do manifesto assinado pelos 31 petistas.
O grupo de parlamentares petistas pede o prosseguimento da ação ajuizada no Conselho de Ética, pois Eduardo Cunha quebrou o decoro parlamentar ao mentir durante sessão da CPI da Petrobrás aonde afirmou categoricamente não possuir recursos financeiros aportados em bancos fora do país. Em denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Procurador Rodrigo Janot, demonstra, não somente que Cunha era o titular de contas em bancos suíços, mas que movimentou mais de cinco milhões de
dólares fruto do recebimento de propina.
“Existem provas concretas das contas na suíça do presidente Eduardo Cunha e de que ele tentou dificultar a transferência das evidências das contas para o Brasil. Admitir a continuidade das investigações é o mínimo, mas os indícios já caminham para defender a cassação do mandato parlamentar dele. Ele não tem condições de continuar presidindo o Parlamento, ele precisa deixar a presidência enquanto for processado na Comissão de Ética. Na Presidência ele está chantageando, pressionando e intimidando os deputados que integram o colegiado de Ética”, destacou Uczai.
Foto>Ag. Câmara, divulgação