Blog do Prisco
Coluna do dia

Udo nas prévias

Segundo informes de emedebistas de quatro costados, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, teria decidido se inscrever nas prévias do partido, marcadas para o dia 17 de março. O prazo final para inscrições é o dia 2 de fevereiro. Ele pode oficializar a decisão a qualquer momento.

Se confirmar a presença na eleição interna, o joinvilense garantiria a realização do pleito prévio.

Até agora, o único alistado é o presidente do partido, pré-candidato ao governo e pai da proposta, Mauro  Mariani. Se ninguém mais se animar a ir para o confronto, não haverá prévias.

Hora da verdade

Na hipótese das prévias se confirmarem a partir da inscrição de Udo Döhler, cria-se uma situação deveras interessante no maior partido catarinense. No decorrer dos dias que antecederão o pleito, será possível observar quem estará com quem no MDB-SC.

Discurso e prática

Já se sabe que Eduardo Moreira e Dário Berger dizem publicamente que estão com Mauro Mariani, mas na verdade estão pré-dispostos a concorrer contra o próprio Mariani na convenção do partido, que deve ocorrer em agosto.  Os dois terão que deixar claro, em caso de prévias, se estão mesmo com o presidente estadual do Manda Brasa.

Bastidores

Só agora vazou um diálogo entabulado por Mauro Mariani e Eduardo Moreira na reunião da executiva estadual do MDB, segunda-feira, dia 22, em Florianópolis, oportunidade na qual foi sacramentada a possibilidade de realização das prévias.

A certa altura dos debates, acalorados, o vice-governador Eduardo Moreira cravou que era contra as prévias porque vai assumir o governo. E dependendo de como estiver sua gestão mais adiante, ele pode se animar e entrar na disputa à própria sucessão.

Trucou

Sem delongas, Mauro Mariani retrucou:  – Então quer dizer que se a eleição estiver boa, você será o candidato? Se ela estiver ruim, daí o candidato sou eu?, indagou o presidente da sigla.

Também sem qualquer cerimônia, e até para surpresa do próprio Mariani e demais cardeais do partido, Moreira treplicou, na lata: – É isso mesmo!

Ou seja, cada um já vai mostrando suas garras e o cenário vai ficando mais claro nas hostes do MDB Barriga-Verde.

Garra e superação

Na próxima terça-feira, 30, às 14h na Câmara de Vereadores de Rio do Sul, o deputado Aldo Schneider fará uma coletiva de imprensa para falar sobre seu período como presidente da Alesc. No ano passado, ele atuou como vice-presidente da Casa. No dia 6 de fevereiro, será eleito presidente do Parlamento estadual.  Aldo é um Exemplo de superação, de garra, de determinação, de vitalidade. Em 2017, ele venceu uma dura batalha contra o câncer na coluna, mas recuperou-se muito bem e está pronto para o novo desafio.

Golpe

Na suprema corte do Brasil, os ministros Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes, notórios pelas fanfarronices e condutas pra lá de questionáveis, trama-se um golpe. Para livrar Lula da Silva da cadeia. Os dois querem reverter uma decisão do STF, do ano passado, que estipula como regra a prisão de condenados em segundo grau depois de esgotados todos os recursos. As articulações estão a todo vapor. Trata-se de um acordão espúrio que envolve Judiciário, Legislativo e Executivo. Suprema vergonha.