Blog do Prisco
Destaques

Udo quer garantias para renunciar

Prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), teve agenda política nesta terça-feira, 27, em Florianópolis.

Reuniu-se com a bancada estadual do MDB no tradicional almoço dos deputados às terças-feiras. Depois, prestigiou a posse do novo secretário de Comunicação, Marcelo Rêgo. Na sequência, o alcaide agendou uma conversa com o governador em exercício, Eduardo Moreira.

Aos parlamentares, Udo deixou transparecer que precisa de alguma garantia mínima de que possa ser o candidato do MDB ao governo para optar pela renúncia à Prefeitura da maior cidade catarinense.

Os presentes ficaram com a impressão de que Udo quer ser buscado a partir de Joinville para ser o candidato. Mas isso não vai acontecer. É uma possibilidade que não existe aos olhos dos cardeais do Manda Brasa.

A chance que Udo vislumbra, e daí a conversa com o governador em exercício, é o apoio de Eduardo Moreira. Mas para isso, o próprio Moreira teria que abrir mão do possível projeto de reeleição.

Respaldado por Pinho Moreira, Udo teria chances de conquistar a indicação na convenção do MDB. Possivelmente também poderia contar com os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Casildo Maldaner. Disputaria contra Mauro Mariani, que teria Dário Berger ao seu lado.

Combinar com os russos

O prefeito está se mexendo. Só falta mesmo agora combinar com Eduardo Moreira. Na verdade, Udo Döhler teria que percorrer o Estado, licenciando-se da prefeitura por uns 30 dias. Visitando os municípios, ele sentiria a receptividade ao seu nome, podendo criar um fato interno capaz de lhe dar alguma garantia antes da renúncia. Contudo, agora o tempo também conspira contra o emedebista de Joinville.

Em tempo: Udo, que andava  meio sumido, voltou a se animar com a possibilidade de candidatura ao governo depois de conversar com Raimundo Colombo. Os dois tiveram um tête-à-tête antes da viagem do governador à Espanha.

Udo Döhler sinalizou que precisa de alguma garantia para renunciar à prefeitura de Joinville - foto>divulgação
Udo Döhler sinalizou que precisa de alguma garantia para renunciar à prefeitura de Joinville – foto>divulgação