Blog do Prisco
Destaques

Um passeio eleitoral pela Serra

Informações advindas da nossa querida serra catarinense indicam o acirramento e, por via de consequência, a imprevisibilidade nas disputas políticas locais.

Em Lages, a maior cidade do planalto, das sete candidaturas registradas, três delas arrancam com envergadura e fôlego para chegar a frente: o atual mandatário Antônio Ceron (PSD), político tarimbado e umbilicalmente ligado ao ex-governador Raimundo Colombo, repete chapa com Juliano Polese (PP) e vai enfrentar a chapa encabeçada pela Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania), fortalecida pelo apoio recebido do PSDB e do PL de Jorginho Mello, tem como candidato a vice-prefeito o atual vereador Samuel Ramos (DEM) que, eleito pelo PSD, ocupou a Secretaria de Assistência Social nos primeiros três anos da gestão de Ceron.

Surge com potencial, ainda, a candidatura do jornalista Lucas Neves (PSL), vereador em primeira legislatura e que pode surpreender por dois motivos: o discurso de renovação e o recall da eleição de 2018, quando foi o segundo candidato mais votado na cidade para o cargo de deputado estadual. Como companheiro de chapa, o atual vereador Thiago Oliveira (Podemos).

Outras três chapas registram a intenção de concorrer ao cargo de prefeito e vice: Airton Amaral e Ronaldo Cordeiro, chapa pura do Patriotas, Cleimon Dias (PT) e Domingos Valente (PV), além de Ed Antunes e Pâmela Santos, do PSOL.

 

Em São Joaquim

Na terra da maçã, do vinho e do frescal, o atual prefeito Giovani Nunes (PSL) é candidato à reeleição. Na chapa, traz a produtora rural Ana Mello (PP) ao cargo de vice. Ligada ao movimento tradicionalista, bastante forte na região, a candidata a vice, oriunda do forte e respeitado distrito de Santa Isabel, traz ainda a militância do PP para somar forças ao projeto de reeleição de Giovani.

O Mandabrasa vai de chapa puro sangue, com o produtor rural Vanor de Bettio encabeçando a chapa que tem Dalva Hiura como candidata a vice.

Correndo por fora, o vereador de três legislaturas Joaquim “Guga” Júnior (PDT) tem como vice o jovem Eduardo Tarzan (PSD), filho do ex-deputado Sandro Tarzan, de saudosa memória, e neto do ex-prefeito, por duas vezes, Rogério Tarzan. O atual vice prefeito, Maurício Yamashiro (PL) e o presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Costa (PL), se integraram ao intento de Guga e Tarzan.

A oposição dividida entre duas chapas nada modestas tende a favorecer o projeto de reeleição do prefeito Giovani. À conferir em 15 de novembro.

 

Urubici

O atual prefeito, Antônio Zilli (PSL), tenta a reeleição para exercer o seu 4º mandato na terra das hortaliças. Eleito prefeito pela primeira vez na década de 1980, o popular Toninho esteve à frente do executivo municipal outras duas vezes: de 2004 a 2008 e atualmente, onde exerce pela terceira vez o cargo de prefeito municipal. Como parceiro de chapa, tem Adelmo Ribeiro (PSD). Na outra chapa, uma dupla do PP, Mariza Costa e o vereador Dilmo Foster. Na eleição de 2016, a ex-vereadora Mariza Costa enfrentou Toninho nas urnas e acabou derrotada por aproximadamente 1.000 votos. Embalada pelo ambiente de revanche, Mariza vem de novo para a disputa, desta vez fortalecida pelo o apoio do atual vice prefeito Élvio (MDB), preterido na formação da chapa de Toninho. O clima promete esquentar, ao menos no viés político, na próspera e hospitaleira Urubici.

Posts relacionados

Governador anuncia desativação de caldeira a diesel do Hospital Tereza Ramos em Lages

Redação

Empregômetro do Banco do Emprego registra mais de 400 vagas preenchidas somente neste ano

Redação

No Dia Mundial da Educação, 15 mil kits de material escolar começam a ser entregues às crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação

Redação