Blog do Prisco
Coluna do dia

Uma nova era

Acabou de sair a nomeação do novo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É o professor Marcelo Recektenvald. O decreto foi assinado no dia 29 pelo presidente Jair Bolsonaro. E passou a valer em 31 de agosto, sábado.

A ascensão do novo reitor é emblemática com vistas à condução do ensino superior no Brasil.

A UFFS foi criada pelos governos do PT e era, assim como tantas outras instituições de ensino superior, tocada por petistas. Era um condomínio partidário do ponto de vista da gestão e da ideologia.

Marcelo Recektenvald foi um dos quatro pré-candidatos a reitor da universidade. O único não esquerdista. Ele conseguiu a façanha de ficar em terceiro na votação, entrando na lista tríplice apresentada a Bolsonaro.

Tripé

Daí em diante, entrou em campo, com tudo, a articulação de vários políticos e parlamentares, com destaque para a deputada federal Caroline de Toni (PSL) e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Ele é do DEM, mesmo partido do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, homem muito próximo do presidente da República. Já a parlamentar correligionária de Jair Bolsonaro atuou fortemente no Ministério da Educação e junto ao próprio presidente. Essa ofensiva põe fim ao reinado do PT na universidade sediada em Chapecó, a partir de onde agora vem o sinal de que essa será a lógica do novo governo.

Brasil afora

Onde for possível, Jair Bolsonaro irá mudar os núcleos de poder esquerdista nas instituições de ensino federais. Na prática, começou a “despetização” da universidades públicas, onde deve prevalecer o conhecimento, a pesquisa e a extensão; e não e a doutrinação ideológica!

Pano de fundo

Politicamente falando, a criação e direção da Universidade Federal da Fronteira Sul teve as digitais, desde o início, dos deputados Pedro Uczai (federal) e Luciane Carminatti (estadual).

A ascensão do novo reitor, com as digitais de Luciano Buligon, também é uma derrota política para os dois petistas.

CNH

Por proposição do deputado estadual Marcos Vieira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoverá, nesta segunda-feira, 2, audiência pública para discutir as mudanças no credenciamento de médicos e psicólogos por parte do Detran-SC por meio do Decreto 128 do departamento de trânsito.  Será partir das 14h, no Plenário da Alesc.

Diálogo

As mudanças foram decretadas sem qualquer diálogo, debate ou avaliações prévias, pegando os profissionais que trabalham junto ao Detran-SC de surpresa, pondera o presidente da Associação dos Médicos e Psicólogos Peritos Examinadores de SC, médico Fernando Vianna.

Suspensão

Suspenso de suas prerrogativas do PSB, por decisão da nacional, o deputado federal Rodrigo Coelho emitiu nota abaixo. Vai buscar a reparação do dano político pela via judicial. Coelho e outros oito parlamentares federais do PSB pegaram, digamos assim, a pena mais leve. Um pessebista, que também votou a favor das mudanças previdenciárias, foi expulso. É Átila Lira, do Piauí.

Onda

No PDT, foram oito deputados federais suspensos. Pelo mesmo motivo: terem votado favoravelmente à Reforma da Previdência. Eles votaram a favor do Brasil. E seus partidos, estão a favor de quem?

Nova direção

Foi empossada a nova diretoria da Federação dos Hospitais de Santa Catarina. A solenidade ocorreu durante jantar comemorativo do Encontro Catarinense de Hospitais, em Florianópolis, que contou com a participação de lideranças estaduais e nacionais da Saúde, além de autoridades e gestores hospitalares. Giovani Nascimento, eleito no fim de junho, foi empossado presidente para a gestão 2019-2022. O novo líder da Fehoesc substituirá Tércio Egon Paulo Kasten que atuou por 24 anos à frente da Federação.