Blog do Prisco
Destaques Notícias

Unidade e possíveis aliados na convenção que elegeu Amin

A foto deste post mostra, em primeiro plano, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) discursando durante a convenção estadual do PP, no sábado, quando o deputado federal Esperidião Amin foi eleito presidente estadual do partido. Na imagem também é possível ver o casal Angela e Esperidião, o presidente estadual do PSB, Paulo Bornhausen, os tucanos Paulo Bauer, Marcos Vieira e Leonel Pavan, e também o presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merísio. Um parêntese para Vieira, que mesmo convalescendo de uma pneumonia, fez questão de comparecer ao evento. A presença de lideranças de outros partidos também sinaliza para as conversas com vistas às duas próximas eleições, notadamente a de 2018, quando há correntes defendendo a reformulação da tríplice aliança com PSD, PP e PSDB. Confira o texto que a assesoria do partido distribuiu no fim de semana:

PP convenção estaudal Amin autoridades“Uma grande festa marcou a ascensão do deputado federal Esperidião Amin à presidência do Partido Progressista de Santa Catarina. Mais de mil pessoas lotaram o hall e o Plenário do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, e ovacionaram o ex-governador, que assume com o objetivo de projetor um novo momento para o PP.

Os progressistas terão ainda o nome do ex-deputado estadual e também ex-presidente Joares Ponticelli como segundo na hierarquia do diretório. Outro fato marcante da convenção é a renovação, com várias novas lideranças sendo prestigiadas e fazendo parte da Executiva Estadual.

Os deputados estaduais Sílvio Dreveck, José Milton Schaefer, João Amin, e o deputado federal Jorge Boeira, além de dezenas de prefeitos e vereadores se manifestaram, quase que na totalidade, enaltecendo o momento de unidade do partido.

Não foram só os progressistas que lotaram o Plenário do Palácio Barriga Verde, representantes de vários partidos se fizeram presentes e usaram da palavra para enaltecer a nova fase que o PP projeta. Presidente da Assembleia, o pessedista Gelson Merísio se disse feliz em fazer parte da festa. “Destaco a importância do PP na política de Santa Catarina. Se o estado é hoje uma potência, muito se deve aos governos anteriores e, principalmente, as duas passagens de Esperidião no governo estadual. A ascensão de Amin à presidência é uma luz para a construção de um projeto para os catarinenses. Não faltará indicativo de minha parte nesta direção.”

Parceiro na eleição ao governo em 2014 e nas duas administrações de Angela Amin na prefeitura da Capital, o presidente do PSDB, Marcos Vieira, subiu à tribuna para salientar que PP e PSDB são partidos irmãos e agradeceu aos progressistas catarinenses por – contrariando a Executiva Nacional do partido – ter apoiado o candidato tucano à presidência da república na busca de um Brasil melhor. Suas palavras receberam eco nos discursos do ex-governador e hoje deputado estadual Leonel Pavan e do senador Paulo Bauer.

Na mesma direção, o ex-deputado federal e presidente do PSB/SC, Paulo Bornhausen, agradeceu os mais de um milhão de votos que recebeu na eleição para o senado em 2014. “O que seria impossível sem o apoio do PP”, destacou. Bornhausen afirmou ainda que “Esperidião Amin ocupa agora uma das poucas posições que ainda não havia tido na vida pública e o PP pode se orgulhar de ter um nome honrado em sua presidência”.

A festa progressista chegou ao final com um vídeo onde nomes como Gilson dos Santos, Moacir Tomazzi, José Serra, Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso frisaram sua admiração e respeito pelo agora presidente Esperidião Amin. Grato pelo reconhecimento, Amin frisou que num país com 32 partidos, a grande maioria possui o DNA do velho PDS, e que isso ficou evidente com as presenças e os discursos proferidos pelos representantes de outras agremiações.

O ex-governador, ex-prefeito, deputado e hoje presidente do PP encerrou com a seguinte mensagem: “Aprendi mais com minhas derrotas do que com minhas vitórias. Hoje dialogo mais, escuto mais, mas não fujo da responsabilidade das decisões. Mesmo aqueles que em algum momento magoei posso olhar nos olhos sem me esconder dos meus erros.”

Foto: divulgação