Blog do Prisco
Notícias Últimas

Brincas lança campanha à presidência da OAB

Em uma reunião-almoço que lotou o Restaurante Lindacap, em Florianópolis, o advogado Paulo Marcondes Brincas oficializou sua candidatuta à presidência da OAB/SC nas eleições de novembro, com a promessa de dar seguimento à gestão de Tullo Cavallazzi Filho à frente da Seccional. Advogados e delegações de apoiadores e lideranças de todo o Estado acompanharam o ato, que consolidou a união dos grupos que, em 2012, ajudaram a eleger Cavallazzi para comandar a Seccional.
BRINCAS LANÇAMENTOA defesa das prerrogativas profissionais, a luta por honorários dignos e o apoio ao jovem advogado estão entre as principais bandeiras de Brincas. “O projeto que estamos propondo começou há três anos e fez a entidade avançar como há muito não acontecia. Não podemos retroceder agora. A OAB não pode ser usada para interesses pessoais ou partidos políticos. Ela tem que fazer o trabalho dela, que é defender a Constituição Federal”, disse Brincas, em discurso vibrante. Mais de 500 pessoas participaram do evento, que teve continuidade ao longo da tarde, com uma convenção que serviu para discutir propostas e ouvir sugestões das subseções na elaboração do Plano de Gestão.

Prestes a deixar o cargo, o presidente Tullo Cavallazzi Filho, que
​cumpriu compromisso de não buscar a reeleição​, fez um retrospecto das principais conquistas que marcaram sua gestão nos últimos três anos, com destaque para a criação da Procuradoria de Prerrogativas, com uma assessoria jurídica especializada, o pagamento da dívida da defensoria dativa, a redução da anuidade, antes considerada a mais alta do país, a criação de estacionamento gratuito para advogados ​em frente ao Tribunal de Justiça e nos fóruns do interior do Estado e a garantia inédita das férias a todos os advogados catarinenses com o consentimento do Poder Judiciário de todas as esferas. “O atual momento econômico do país não comporta uma grande festa, mas sim muito trabalho. Somos advogados a serviço da advocacia e a nossa força está unificada em princípios éticos que permeiam toda a nossa profissão”, salientou. Cavallazzi disputa uma vaga no Conselho Federal.

Candidato à presidência da Caixa de Assistência aos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Marcus Antônio Luiz da Silva, atual vice-presidente da Seccional, ressaltou o esforço da gestão em aproximar a OAB do Poder Judiciário e do Ministério Público, respeitando cada órgão dentro dos limites da lei. “Há 3 anos sentimos que a nossa instituição de classe não respondia mais aos anseios dos advogados e unimos forças para revigorar os princípios que permeiam a profissão. Hoje estamos aqui por um imperativo ético”, disse.

A chapa Todos pela Ordem é formada ainda pelo atual diretor-tesoureiro da Seccional, Luiz Mário Bratti (vice), pelo presidente da subseção de Joinville, Maurício Voos (secretário-geral), pela conselheira estadual Cláudia Prudêncio (secretária-geral adjunta) e pelo presidente do Sicoob Advocacia, Rafael Horn (tesoureiro). As eleições estão marcadas para 16 de novembro, quando cerca de 30 mil advogados irão às urnas em todo o Estado.

Fotos:  Fernando Willadino e José Somensi, divulgação