Blog do Prisco
Manchete

Únilos é a primeira cooperativa de crédito do Brasil com Selo da ONU Mulheres

O compromisso com a igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade, resultaram nesse reconhecimento global 

A Únilos comemora uma grande conquista! Ser a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil a aderir oficialmente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles) da ONU Mulheres, concedido para empresas que cumprem as práticas do empoderamento feminino, da equidade de gênero e se comprometem em fortalecer os esforços mundiais pela causa. “Parabenizamos a Únilos por dar o primeiro passo em sua jornada voltada aos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas. Consideramos a cooperativa um parceiro fundamental na redução das diferenças de gênero e no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou a sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU Mulheres.

Delbora Machado, Diretora Executiva da cooperativa de crédito, comemora a grande conquista: “É com muito orgulho que recebemos esta notícia e compartilhamos com nossa equipe. Temos o compromisso em fazer a diferença, tanto internamente quanto na comunidade em que estamos inseridos. A valorização do trabalho e o reconhecimento de direitos iguais fazem parte do dia a dia da nossa empresa que segue os princípios e valores cooperativistas”. De acordo com a Diretora, está no DNA da Únilos a igualdade de gênero, o fim da discriminação e da violência contra as mulheres. “É preciso que a sociedade como um todo mude sua postura e esteja aberta a participar desta desconstrução em relação ao que as mulheres são capazes de realizar, mas aos poucos, apoiando umas às outras e contando também com o apoio masculino, as mulheres vão ganhando espaço”, explica Delbora Machado.

A Únilos firmou esse compromisso, como parte de uma rede local e global das Nações Unidas, pois entende que todas as mulheres devem participar integralmente e ativamente de todos os setores e em todos os níveis de atividade empresarial, tendo em vista que isso é essencial para atingir os objetivos de desenvolvimento, sustentabilidade e direitos humanos internacionalmente reconhecidos. “Durante a nossa trajetória, percebemos que as políticas e práticas na área de equidade de gênero se consolidaram, concretizando o empoderamento das mulheres dentro da cooperativa. Apresentamos ações consistentes, além de uma política contínua e permanente, assegurando uma perspectiva de paridade de gênero, mas continuamos em busca de novas estratégias e políticas para promover o engajamento das lideranças nas ações pela equidade”, relata a Diretora Executiva.

Diretoria 100% feminina

A head de gestão de pessoas, Melissa Zeni, afirma que “atualmente, as mulheres ocupam 100% dos cargos de diretoria, 55% dos cargos de lideranças e representam 66% da equipe, e não há diferenciação de remuneração para cargos análogos”. Além das mulheres serem maioria em cargos de lideranças, a Cooperativa trabalha com o princípio de respeitar e valorizar todos os colaboradores, proporcionando oportunidades para seu crescimento e a melhoria da qualidade de vida de todos. “Investimos no desenvolvimento e cursos que potencializem as competências dos colaboradores, e com isso, conseguimos evoluir a cultura da cooperativa, conquistar um ambiente não-discriminatório, onde tanto homens quanto mulheres podem desfrutar de oportunidades iguais de desenvolvimento profissional”, destaca Melissa.

Como primeira Cooperativa de Crédito do Brasil a ser signatária deste selo e aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, a Únilos deu um passo importante, uma vez que já adotava práticas diárias que promovem a mudança na cultura em relação à igualdade de gênero no meio corporativo, mas agora também fortaleceu um compromisso global, junto com outras organizações mundiais que fazem parte da ONU Mulheres, reforçando e institucionalizando a importância das mulheres no meio corporativo, como estímulo para um avanço econômico de toda a sociedade.

Saiba mais sobre a Únilos

Com 25 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito Únilos possui 18 mil cooperados e mais de R$ 200 milhões em ativos, em suas oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. O crescimento e estabilidade em todos os setores, fortaleceu o plano de expansão em chegar a 50 mil cooperados em 2025. A cooperativa integra o Sistema Ailos, com mais de 1,3 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.