Blog do Prisco
Destaques

Univali comemora 59 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí

Cerimônia acontece nesta sexta-feira, 22

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comemora nesta sexta-feira, 22, o aniversário de 59 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e os 34 anos do reconhecimento da instituição como universidade. A cerimônia acontece a partir das 19h no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí.

O evento vai celebrar o aniversário da Univali e homenagear os colaboradores que, em 2023, completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de trabalho, além dos professores pesquisadores bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os vencedores do Mérito Docente 2023.

“Mais do que os números e os nossos indiscutíveis avanços institucionais, queremos destacar nesta celebração dos 59 anos a dedicação e o compromisso de todos os gestores, professores, colaboradores técnico-administrativos e alunos que cultivam os valores fundamentais da nossa Universidade e que são, verdadeiramente, o coração da Univali. Será uma noite muito especial para toda a comunidade acadêmica e para os convidados que estarão conosco neste momento de confraternização”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

No mês em que completa 59 anos, a Univali celebra também a classificação como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com o QS Latin America University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) e divulgado no dia 13.

Foi também em 2023 que a Univali conquistou a nota máxima no processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), processo que levou em consideração critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão, corpo docente, além do planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.

59 anos Univali Foto Dales Hoeckesfeld (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra prédio da Univali com foto de uma mulher loira segurando livros e a frase Referência na América Latina. 

A Universidade do Vale do Itajaí oferece ensino desde a educação básica até a pós-graduação, num universo de oito campi, mais de 20 mil alunos e cerca de 2 mil colaboradores docentes e administrativos. A Univali possui dois Colégios de Aplicação, 100 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 50 cursos de especialização em andamento, doze mestrados e seis doutorados, bibliotecas com mais de 200 mil livros, mais de 500 salas de aula, 250 laboratórios, uma estação de Rádio e TV e o maior museu oceanográfico da América Latina.

Na área de pesquisa, atuam, de forma permanente, mais de 150 grupos de pesquisa. A Univali conta com 26 professores com bolsa de produtividade, sendo 23 em pesquisa (Bolsa PQ) do CNPq e três em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (Bolsa DT), o que a posiciona entre as instituições de ensino superior com mais pesquisadores bolsistas de produtividade em Santa Catarina.

Na extensão, atualmente, são 11 programas institucionais e 35 projetos, interferindo positivamente nas comunidades de entorno e beneficiando diretamente cerca de 65 mil pessoas.

59 anos Univali Foto Dales Hoeckesfeld  (1).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra grupo de mulheres em uma sala de aula olhando para o notebook ao centro. 

“Ao longo desses 59 anos, a Univali vem tendo um continuado e decisivo papel na democratização e no desenvolvimento do ensino superior, na transformação de pessoas e na realização de sonhos. A instituição é reconhecida por estar na vanguarda em muitas áreas do conhecimento e por ter ousado inovar nos conteúdos e metodologias dos seus projetos de ensino. Tem sido também uma universidade que sabe colocar o conhecimento a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, complementa o reitor.

A Universidade se destaca ainda pela inserção internacional por meio de 130 acordos de cooperação para atividades de ensino, pesquisa e mobilidade em mais de 25 países, além da possibilidade de dupla titulação em cursos de graduação e pós-graduação.

Outra área de destaque e em constante crescimento é a inovação. A Univali fomenta projetos de empreendedorismo e inovação, tanto no universo acadêmico quanto nas suas regiões de atuação, qualificando professores, alunos e egressos para o uso de ferramentas de desenvolvimento de negócios. Hoje, a Universidade conta com um Núcleo de Inovação Tecnológica, oito projetos de inovação, cinco registros de software, dois registros de patentes e 17 registros de marcas, além das incubadoras tecnológica e social.

Univali 59 anos

As comemorações dos 59 anos da Univali já iniciaram na segunda-feira, 18, com o 19º Festival Cultural Univali, evento que congrega exposições de artes visuais, apresentações de dança, poesia, teatro e música, além do 2º Festival Internacional de Música que tem na programação shows de Kleiton e Kledir, Fernando Marangon e Chico Lobo.

A programação completa do 19º Festival Cultural e do 2º Festival Internacional de Música está disponível em univali.br/festivalcultural.

foto de capa> Foto Cleiton Marcos de Oliveira #PraTodosVerem Fotografia mostra imagem aérea do campus Itajaí