Blog do Prisco
Destaques

Univali e Governo de Santa Catarina promovem missão empresarial para o Chile

Viagem iniciou no domingo, 22

 

Uma comitiva formada por representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Governo do Estado de Santa Catarina e 25 empreendedores viajou para Santiago, no Chile, para uma missão empresarial que dará início ao SC-Export, programa que visa impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses.

A viagem iniciou neste domingo, 22, e segue até quarta-feira, 25. O SC-Export é uma parceria da Univali, por meio da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec), com o Governo do Estado de Santa Catarina. O projeto tem o patrocínio da Portonave.

A programação da missão empresarial é composta por seminários técnicos, rodadas de negócios e reuniões com possíveis compradores chilenos. A iniciativa também permite que as empresas participantes explorem as práticas de mercado no Chile.

Conforme o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, o projeto concretiza uma inovação em política pública para alavancar o número de exportadores catarinenses. “A ideia é fazer com que o pequeno e microempresário catarinense, aquele que tem um bom produto e com qualidade internacional, consiga fazer a sua primeira exportação, bem como possa ir ao exterior e fazer a sua primeira venda. É assim que teremos uma Santa Catarina mais internacional, mais exportadora e mais conectada com o mundo”.

“O governador Jorginho Mello e eu temos a convicção de que as micro e pequenas empresas catarinenses têm muito potencial para fazer negócios com outras nações. E a parceria com a Univali veio em boa hora para nos ajudar a melhorar esse cenário”, afirmou a vice-governadora Marilisa Boehm, que lidera a missão. Segundo ela, com a expertise da Universidade na área de comércio exterior, a instituição selecionou um grupo de empreendedores representando 13 municípios de Santa Catarina. “Vamos acompanhá-los para prospectar oportunidades de aumentar nossas exportações para o Chile, um país que vem elevando nos últimos anos a busca por produtos brasileiros”, destacou.

Na Univali o projeto é conduzido pela equipe do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido pela Enec em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa visa qualificar gratuitamente empresas para que conheçam todas as variáveis do processo de exportação.

“Nós temos um curso de Comércio Exterior nota máxima no MEC, que tem condições de contribuir para aumentar a exportação de pequenas empresas catarinenses. Mas sozinha, a Univali não consegue tudo. Por isso, precisávamos de uma ação concreta como esta para auxiliar os empresários a prospectar compradores internacionais”, afirmou a coordenadora do Peiex, professora Giselda Cherem.

Na Univali as empresas recebem atendimento individualizado e gratuito, bem como treinamentos coletivos e estudos de mercado. Atualmente, 225 empresas estão em atendimento na Universidade.

“O Peiex permite que as empresas possam aprender sobre a habilitação de documentos, tributação, logística, formação de preço, prospecção de novos mercados, operações financeiras internacionais e marketing na exportação, além da oportunidade de participação em feiras, missões e rodadas internacionais. Estamos muito satisfeitos com os resultados conquistados até agora e esperamos ampliar ainda mais o número de empresas exportadoras com a parceria firmada com o Governo do Estado”, ressaltou a diretora da Escola de Negócios, Educação e Comunicação, Francine Simas Neves.

“Para a Univali é uma honra poder colaborar com o Governo do Estado em um projeto tão importante para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, incluindo as micro e pequenas empresas na pauta de exportação e permitindo a expansão desses negócios, bem como a criação de novos empregos e oportunidades. Vamos usar a expertise que já temos com o Peiex para fazer do SC-Export um projeto exitoso e transformador”, concluiu o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

 O SC-Export conta ainda com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Universidade de Blumenau (Furb).