Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Univali e Secretaria de Saúde de Itajaí promovem formação de voluntários para ação de combate à dengue

Força-tarefa será realizada nos dias 27, 28 e 29

 

 A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí promoveram nesta segunda-feira, 26, um treinamento com os voluntários que irão atuar em uma força-tarefa de combate à dengue.

As ações de limpeza e conscientização da população serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro nos bairros Jardim Esperança, Votorantim, Cordeiros, Costa Cavalcante, Murta, Imaruí, São Vicente, Rio Bonito, Bambuzal, Cidade Nova e Promorar.

A mobilização é organizada pela Prefeitura Municipal de Itajaí em parceria com o curso de Enfermagem e a Gerência de Extensão e Responsabilidade Social da Univali. Cerca de 400 pessoas participaram do treinamento e vão atuar na mobilização.

“Estamos muito felizes de ver esse auditório cheio de pessoas dispostas a abraçar a causa e unir forças para chamar a atenção da população sobre a gravidade da doença e reforçar os cuidados básicos de prevenção. Agradecemos a disponibilidade da Universidade e da comunidade acadêmica por entrarem nesta luta conosco. A responsabilidade pelo combate à dengue é de todos nós e temos certeza que teremos excelentes resultados com essa união de esforços”, destacou o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Além dos voluntários, a força-tarefa vai envolver professores da Univali e agentes municipais de saúde. A formação das equipes foi conduzida pelo coordenador da Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR) e coordenador do curso de Medicina, professor Pablo Sebastian Velho. A mesa-redonda teve a participação dos médicos Lucas Bittencourt e Kimberly Caramori, da enfermeira Gabriela Barreto e do coordenador de Combate à Dengue em Itajaí, Lúcio Pereira Vieira.

“Já tínhamos a previsão de que 2024 seria um ano difícil em relação à dengue e, infelizmente, esse cenário se confirmou. Nós tivemos uma antecipação de oito semanas no número de casos confirmados. Como infectologista e como cidadão me sinto muito feliz de estar fazendo parte deste movimento tão importante para que as pessoas reconheçam o seu papel no enfrentamento à dengue”, afirmou o professor Pablo Sebastian Velho.

Até a última sexta-feira, 23, Itajaí havia registrado 798 casos confirmados e um óbito por dengue em 2024. Ao todo, já foram realizadas 3.023 notificações na cidade desde o início do ano.

“A pauta que nos reúne hoje é urgente, pois Santa Catarina vive um momento crítico de enfrentamento ao avanço da dengue. O elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, a grande quantidade de casos notificados de dengue e, infelizmente, o registro de óbitos em decorrência da doença, fizeram com que o Governo do Estado e o município de Itajaí decretassem situação de emergência na última semana, amplificando o alerta para a gravidade do momento que estamos vivendo. É somente unindo forças e contando com a decisiva colaboração da sociedade que conseguiremos vencer essa batalha”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Posts relacionados

Univali dá início ao Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

Redação

Quarta edição do Prefeitura nos bairros realiza mais de 900 atendimentos na Murta

Redação

Municípios da Amfri e Governo do Estado avançam em tratativas do Promobis

Redação