Blog do Prisco
Notícias Últimas

Univali e Secretaria de Saúde de Itajaí promovem formação de voluntários para ação de combate à dengue

Força-tarefa será realizada nos dias 27, 28 e 29

 

 A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí promoveram nesta segunda-feira, 26, um treinamento com os voluntários que irão atuar em uma força-tarefa de combate à dengue.

As ações de limpeza e conscientização da população serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro nos bairros Jardim Esperança, Votorantim, Cordeiros, Costa Cavalcante, Murta, Imaruí, São Vicente, Rio Bonito, Bambuzal, Cidade Nova e Promorar.

A mobilização é organizada pela Prefeitura Municipal de Itajaí em parceria com o curso de Enfermagem e a Gerência de Extensão e Responsabilidade Social da Univali. Cerca de 400 pessoas participaram do treinamento e vão atuar na mobilização.

“Estamos muito felizes de ver esse auditório cheio de pessoas dispostas a abraçar a causa e unir forças para chamar a atenção da população sobre a gravidade da doença e reforçar os cuidados básicos de prevenção. Agradecemos a disponibilidade da Universidade e da comunidade acadêmica por entrarem nesta luta conosco. A responsabilidade pelo combate à dengue é de todos nós e temos certeza que teremos excelentes resultados com essa união de esforços”, destacou o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Além dos voluntários, a força-tarefa vai envolver professores da Univali e agentes municipais de saúde. A formação das equipes foi conduzida pelo coordenador da Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR) e coordenador do curso de Medicina, professor Pablo Sebastian Velho. A mesa-redonda teve a participação dos médicos Lucas Bittencourt e Kimberly Caramori, da enfermeira Gabriela Barreto e do coordenador de Combate à Dengue em Itajaí, Lúcio Pereira Vieira.

“Já tínhamos a previsão de que 2024 seria um ano difícil em relação à dengue e, infelizmente, esse cenário se confirmou. Nós tivemos uma antecipação de oito semanas no número de casos confirmados. Como infectologista e como cidadão me sinto muito feliz de estar fazendo parte deste movimento tão importante para que as pessoas reconheçam o seu papel no enfrentamento à dengue”, afirmou o professor Pablo Sebastian Velho.

Até a última sexta-feira, 23, Itajaí havia registrado 798 casos confirmados e um óbito por dengue em 2024. Ao todo, já foram realizadas 3.023 notificações na cidade desde o início do ano.

“A pauta que nos reúne hoje é urgente, pois Santa Catarina vive um momento crítico de enfrentamento ao avanço da dengue. O elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, a grande quantidade de casos notificados de dengue e, infelizmente, o registro de óbitos em decorrência da doença, fizeram com que o Governo do Estado e o município de Itajaí decretassem situação de emergência na última semana, amplificando o alerta para a gravidade do momento que estamos vivendo. É somente unindo forças e contando com a decisiva colaboração da sociedade que conseguiremos vencer essa batalha”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.