Blog do Prisco
Destaques

Univali está entre as melhores universidades da América Latina em ranking que avalia a produção na internet

Webometrics reúne dados de quase 12 mil instituições em 200 países

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) figura mais uma vez entre as 200 melhores universidades da América Latina em presença acadêmica na internet, de acordo com a 20ª edição do Webometrics Ranking of World Universities. Os números de 2023 apontam um avanço em cerca de 50 posições em relação ao ano anterior.

A classificação reúne dados de quase 12 mil Instituições de Ensino Superior em 200 países de todo o mundo. O Webometrics é realizado pelo Cybermetrics Lab, grupo que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior organismo público de pesquisa da Espanha.

O objetivo do ranking é reconhecer a presença acadêmica na web, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência do conhecimento científico e cultural gerados pelas universidades para toda a sociedade. A pesquisa avalia o desempenho global das universidades, levando em consideração suas atividades, resultados, relevância e impacto.

“O Webometrics considera visibilidade, transparência e excelência acadêmica. Ter nossa presença digital avaliada e novamente reconhecida em critérios que atuamos cotidianamente buscando a excelência é motivo de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica. Este posicionamento revela também que continuamos avançando na internacionalização de nossas atividades e nos motiva a seguir investindo na qualidade de nossas pesquisas e das demais demandas institucionais”, comenta o reitor professor Valdir Cechinel Filho.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra aqui.