Blog do Prisco
Notícias Últimas

Univali lança curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação

Formação é uma parceria com a Universidade La Salle de Barcelona

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu nesta quarta-feira, 31, a aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação. A formação é uma parceria com a Universidade La Salle de Barcelona, na Espanha, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM Amfri) e o Centro Regional de Inovação – Elume Park.

O curso visa a formação de 23 embaixadores, indicados pelos 11 municípios da Amfri, que atuam no desenvolvimento da inovação na região. O conteúdo abrange temas como o funcionamento de um ecossistema de inovação, conexão do ecossistema aos municípios, desenvolvimento de cultura favorável à inovação e o uso das redes de inovação para impulsionar os resultados conectando o ecossistema.

“A inovação tem se tornado essencial para estimular a competitividade e o crescimento não só de empresas como também das regiões. Desta forma, este curso pretende instigar um olhar global sobre a inovação e os ecossistemas inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, influenciando no desenvolvimento de pessoas, negócios, cidades, regiões e países. A formação vai abordar os aspectos necessários para a criação de um ecossistema consistente, empreendedor e inovativo”, explicou a coordenadora do curso, professora Dinorá Eliete Floriani.

A iniciativa de cooperação mútua permitirá que dois módulos sejam realizados na Univali e um na universidade espanhola. O representante da Universidade La Salle no Brasil, Carlos Olsen, destacou o ineditismo do programa no país. “Esse curso já nasce promissor, pois une duas universidades que tem muita história e conhecimento. A inovação é um tema que está na pauta de prioridade de todas as regiões do mundo e a criação de ecossistemas fortes é o caminho para o desenvolvimento econômico e social. É uma boa gestão que vai conseguir desenvolver, atrair e reter talentos nesta área. Vale ressaltar também que não existe nenhuma iniciativa semelhante no Brasil e que esta formação atende efetivamente todas as vertentes necessárias para o funcionamento de um ecossistema de inovação”, apontou Olsen.

“Eu tive a oportunidade de conhecer o centro de inovação de Barcelona e posso atestar o diferencial que isso traz para uma região. Se a gente não inovar e não buscar novos conhecimentos os municípios não evoluem. Por isso, qualificar as pessoas que estão na ponta é tão essencial. Este curso é uma oportunidade incrível para todos esses agentes de inovação e espero que a gente possa servir de exemplo para todo o país como uma referência em inovação”, afirmou o presidente da Amfri, Paulo Henrique Dalago Müller.

O curso será realizado nos meses de agosto e setembro. A aula inaugural teve uma palestra remota com o presidente executivo do Parque de Inovação e Aceleração de Startups Technova Barcelona, Josep Piqué.

“Fomentar o empreendedorismo e a inovação, bem como apoiar modelos de negócios capazes de quebrar padrões e superar expectativas, são algumas de nossas metas institucionais. Desejamos que esta iniciativa de cooperação seja transformadora para os embaixadores da inovação da nossa região e que a experiência internacional possa ampliar seus olhares, refletindo diretamente no desenvolvimento da inovação em Santa Catarina”, destacou o diretor de Assuntos Institucionais da Univali, professor Luis Carlos Martins.

Posts relacionados

Edição de setembro da Feira de Empreendedorismo Local será no dia 17

Redação

Comunidade acadêmica lamenta morte de Edison Villela, ex-reitor da Univali

Redação

Evento celebra os 60 anos do ensino superior em Itajaí com atrações para a comunidade

Redação