Blog do Prisco
Notícias Últimas

Univali lança curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação

Formação é uma parceria com a Universidade La Salle de Barcelona

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu nesta quarta-feira, 31, a aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação. A formação é uma parceria com a Universidade La Salle de Barcelona, na Espanha, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM Amfri) e o Centro Regional de Inovação – Elume Park.

O curso visa a formação de 23 embaixadores, indicados pelos 11 municípios da Amfri, que atuam no desenvolvimento da inovação na região. O conteúdo abrange temas como o funcionamento de um ecossistema de inovação, conexão do ecossistema aos municípios, desenvolvimento de cultura favorável à inovação e o uso das redes de inovação para impulsionar os resultados conectando o ecossistema.

“A inovação tem se tornado essencial para estimular a competitividade e o crescimento não só de empresas como também das regiões. Desta forma, este curso pretende instigar um olhar global sobre a inovação e os ecossistemas inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, influenciando no desenvolvimento de pessoas, negócios, cidades, regiões e países. A formação vai abordar os aspectos necessários para a criação de um ecossistema consistente, empreendedor e inovativo”, explicou a coordenadora do curso, professora Dinorá Eliete Floriani.

A iniciativa de cooperação mútua permitirá que dois módulos sejam realizados na Univali e um na universidade espanhola. O representante da Universidade La Salle no Brasil, Carlos Olsen, destacou o ineditismo do programa no país. “Esse curso já nasce promissor, pois une duas universidades que tem muita história e conhecimento. A inovação é um tema que está na pauta de prioridade de todas as regiões do mundo e a criação de ecossistemas fortes é o caminho para o desenvolvimento econômico e social. É uma boa gestão que vai conseguir desenvolver, atrair e reter talentos nesta área. Vale ressaltar também que não existe nenhuma iniciativa semelhante no Brasil e que esta formação atende efetivamente todas as vertentes necessárias para o funcionamento de um ecossistema de inovação”, apontou Olsen.

“Eu tive a oportunidade de conhecer o centro de inovação de Barcelona e posso atestar o diferencial que isso traz para uma região. Se a gente não inovar e não buscar novos conhecimentos os municípios não evoluem. Por isso, qualificar as pessoas que estão na ponta é tão essencial. Este curso é uma oportunidade incrível para todos esses agentes de inovação e espero que a gente possa servir de exemplo para todo o país como uma referência em inovação”, afirmou o presidente da Amfri, Paulo Henrique Dalago Müller.

O curso será realizado nos meses de agosto e setembro. A aula inaugural teve uma palestra remota com o presidente executivo do Parque de Inovação e Aceleração de Startups Technova Barcelona, Josep Piqué.

“Fomentar o empreendedorismo e a inovação, bem como apoiar modelos de negócios capazes de quebrar padrões e superar expectativas, são algumas de nossas metas institucionais. Desejamos que esta iniciativa de cooperação seja transformadora para os embaixadores da inovação da nossa região e que a experiência internacional possa ampliar seus olhares, refletindo diretamente no desenvolvimento da inovação em Santa Catarina”, destacou o diretor de Assuntos Institucionais da Univali, professor Luis Carlos Martins.