Blog do Prisco
Manchete

Univali participa das atividades do projeto Saúde na Estrada

Programa já atendeu mais de 550 mil caminhoneiros em todo o Brasil

Acadêmicos da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vão participar nos dias 16 e 17 de maio do projeto Saúde na Estrada, evento itinerante de saúde e responsabilidade social promovido pela Rede Ipiranga.

O programa, voltado a caminhoneiros, existe há 14 anos e já atendeu mais de 550 mil pessoas em todo o Brasil. A Univali participou de todas as edições do evento e desta vez foi convidada para o teste da nova estrutura do projeto. A partir de agora os atendimentos serão realizados em um caminhão adaptado e não mais em barracas montadas nos postos de gasolina conveniados.

Os acadêmicos da Univali vão realizar aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, verificação da acuidade visual (Adam Robô Digital), orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, avaliação por bioimpedância (Inbody 230), além do cadastro dos participantes no sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sidetech).

“A parceria que temos com a Rede Ipiranga possibilita a participação de alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina e, neste evento teste, participaremos com 15 acadêmicos do último ano do curso de Biomedicina. É uma ação de prevenção e promoção de saúde, que permite aos caminhoneiros cuidar da saúde enquanto estão na estrada”, explica a professora Ednéia Casagranda Bueno.

Na Univali o projeto é realizado por meio da parceria entre os cursos de Farmácia, Biomedicina e o setor de Voluntariado. O evento teste também contará com a participação do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho (Uninclui).

O projeto Saúde na Estrada tem o apoio das secretarias municipais e estaduais de Saúde e universidades de todo o Brasil. Em 2021, foram realizados 120 eventos em 94 munícipios.

Programação do Evento Teste:

 

Data: 16/05 – 13h às 21h

Data: 17/05 – 06h às 13h

Local: Rodovia BR 101 KM 25, S/N° – Joinville/SC