Blog do Prisco
Destaques

Univali recebe comitiva do Ministério das Pescas de Angola

Foco da visita foi compreender o funcionamento da pesca artesanal e da maricultura na região

 

Integrantes do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos de Angola visitaram a região de Itajaí (SC) nos últimos dias. A comitiva, formada por sete pessoas, veio ao Brasil para conhecer projetos de extensão e a infraestrutura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vinculada aos setores da pesca e maricultura.

Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, os visitantes puderam conhecer o Projeto de Monitoramento de Praias – PMP, o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira – PMAP, o Projeto de Monitoramento do Ambiente Oceanográfico da Sardinha-verdadeira e do Bonito-listrado e o Projeto Tecnologias para a Redução do Impacto sobre o Ecossistema Marinho e Sustentabilidade Econômica da Pesca Artesanal de Camarão, todos vinculados à Escola Politécnica da Universidade.

O itinerário também incluiu passagens pelo Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras, e ao Centro Experimental de Maricultura da Univali e Cooperativa de Maricultores, em Penha. As colônias de pescadores, nos municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú e Bombinhas, também fizeram parte do roteiro da comitiva, assim como visita à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, em Balneário Camboriú. O Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e Pesqueiros e o Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados, que desenvolvem ações diretas na área pesqueira, também fizeram parte do cronograma.

fotos>divulgação

O consultor da Ministra das Pescas e Recursos Marinhos da Angola, Reis Camachilo Jamba, afirmou que a perspectiva é trazer a ministra titular da pasta, Carmen Sacramento Neto dos Santos, para uma visita oficial à região a fim de avaliar futuras parcerias e conexões.

“Nessa primeira fase a nossa intenção foi a troca de experiências no que tange as formações. Viemos conhecer como são feitas as coisas aqui, quem trabalha com pesca, como funciona a formação, como são geridos os dados, como é feita a gestão da pesca artesanal e industrial. Sem dúvida, foi uma troca de experiências fantástica”, afirmou Jamba.

A visita foi intermediada pela empresa Siano & Rego, do Rio de Janeiro (RJ). Para o CEO da empresa, Luciano do Rego Silva, a Univali tem tudo para contribuir com o processo de desenvolvimento de Angola. “Há centros de formação a serem recuperados e reativados por lá e uma grande demanda no setor da pesca, na qual a Univali possui uma grande expertise e faz um acompanhamento importante junto à comunidade”, afirmou o executivo.

O coordenador do curso de Oceanografia, Rodrigo Mazzoleni, destacou que “numa perspectiva de trabalho visando a formação de recursos humanos, as visitas mostraram a presença da Univali na comunidade, bem como o apoio prestado ao desenvolvimento das ações relativas à pesca artesanal e maricultura. Inclusive, a comitiva salientou que este é o tipo de envolvimento que eles buscam implantar em seu país de origem”, ressaltou o docente.

Para o diretor da Escola Politécnica da Univali, professor Cesar Albenes Zeferino, a visita propiciou um excelente intercâmbio de informações e experienciais relativas à pesca artesanal e maricultura em Angola e no Brasil, em especial para a região.

“Nós pudemos expor, aos representantes do governo angolano, os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por nosso corpo técnico-científico, bem como apresentar os cursos de graduação, pós-graduação e de capacitação ofertados pela Universidade. A nossa expectativa é que, a partir dessa visita, surjam oportunidades efetivas de colaboração técnico-científica entre a Univali e o Governo de Angola”, afirmou.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Univali, professor Rogério Corrêa, destacou o interesse institucional em firmar acordos de cooperação técnico-científica. “A parceria da Univali com o Governo de Angola, com a colaboração da Siano & Rego, possibilitará a realização de diversos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que possam contribuir com a implementação do Plano Nacional de Fomento das Pescas 2023-2027 de Angola”, afirmou.

A comitiva

Além do consultor da Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Reis Camachilo Jamba, também integraram a comitiva de Angola na região o consultor do Secretário de Estado das Pescas, Vieira Ferreira Códia, o diretor geral do Instituto da Pesca Artesanal, Valdemar Buta Ferreira Pinto, o chefe de departamento do Gabinete Estudo de Gestão e Planejamento (Gepe), Moises Nelson Samoli, o diretor do Projeto de Apoio ao Setor das Pescas e Recursos Marinhos, Miguel da Conceição Miranda Cabral, o diretor financeiro do Projeto de Apoio ao Setor das Pescas e Recursos Marinhos, José Antonio Francisco dos Santos, e o diretor nacional de recursos humanos do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, Edson Pedro.