Blog do Prisco
Notícias Últimas

Univali sedia evento para construção de matriz de oportunidades para Santa Catarina

Movimento Todos ON, organizado pela Acafe, reúne universidades, setor público e produtivo do Estado

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai sediar no dia 24 de agosto o evento Todos ON, promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O objetivo do evento é dar início à construção de uma matriz de oportunidades para Santa Catarina por meio da integração entre universidades, setores produtivo, público e comunidade de seis mesorregiões do Estado.

O evento visa apresentar a Plataforma ON, ferramenta de inovação desenvolvida pela Acafe para integrar as universidades comunitárias e apresentar as potencialidades de cada instituição. “No último ano houve um intenso trabalho de levantamento e cadastro de todo o potencial e dados sobre a atuação das universidades comunitárias. Agora, chegou o momento de incentivar a sociedade a conhecer essa ferramenta e as formas de utilizá-la. Há um amplo portfólio à disposição dos setores público, produtivo e da sociedade para que gerem conexões e encontrem soluções que levarão ao desenvolvimento”, explica o coordenador da Plataforma ON e assessor de Relações Institucionais e Governamentais do sistema Acafe, Adriano Rodrigues.

A Plataforma ON (www.comunitarias.org.br) é formada por 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias (IES) e apresenta tudo o que é produzido nas áreas de inovação, prestação de serviços, pesquisas, ensino e extensão. Também é permitido ao usuário cadastrar uma demanda que será analisada e encaminhada a uma universidade com recursos e capacidade para desenvolver, apoiar ou mesmo orientar sobre a necessidade.

“A Plataforma ON representa um imensurável avanço para o desenvolvimento do Estado, pois vem permitindo um rápido e efetivo diagnóstico das potencialidades das universidades comunitárias. Por meio da plataforma as competências de cada Instituição de Ensino Superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, são apresentadas ao poder público, setor produtivo e para a nossa sociedade. A Univali tem muito orgulho de estar inserida nesta diferenciada iniciativa do sistema Acafe”, ressalta o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

O evento Todos ON acontece em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDE), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Centros de Inovação do Estado. O encontro será na Sala dos Conselhos Superiores, no Bloco B6, a partir das 19h.