Blog do Prisco
Destaques

Univali tem projeto aprovado em chamada pública da Fapesc

Recurso será investido na modernização da infraestrutura física do Herbário Barbosa Rodrigues

 A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi contemplada no edital de chamada pública nº 12/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) – Programa de Apoio à Infraestrutura e ao Uso de Tecnologias para Inventário, Monitoramento e Conservação das Florestas e Formações Vegetacionais de Interface Marinho-Costeira de Santa Catarina.

O recurso de R$ 250.000,00 será investido na modernização e na otimização da infraestrutura física do Herbário Barbosa Rodrigues (HBR), administrado pela instituição desde 2022.

“O projeto aprovado pela Fapesc visa a aquisição de equipamentos, materiais e tecnologias capazes de dar suporte apropriado às pesquisas de campo e condições para a digitalização do acervo de exsicatas, visando a ampla utilização dos dados retidos no Herbário para pesquisadores do mundo todo, bem como a otimização do processo de organização e curadoria da própria coleção”, explica o botânico do HBR, Luís Adriano Funez.

O Herbário Barbosa Rodrigues, fundado em 1942 pelo padre e botânico Raulino Reitz, abriga o registro de cerca de 95% das espécies de plantas existentes no território de Santa Catarina. É um dos mais completos acervos da flora catarinense com cerca de 70 mil espécies de plantas e um dos maiores centros de informações referentes à botânica do Brasil.

“A atualização dos equipamentos para a pesquisa em botânica e para a manutenção do acervo é crucial, visto que muitos recursos são os mesmos desde que o Herbário foi inaugurado. Com esse investimento será possível preservar a história e o conhecimento ali desenvolvido, bem como transformar o Herbário em um moderno centro de pesquisas”, afirma o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

Com o projeto aprovado na Fapesc serão adquiridos equipamentos como estufa, câmera digital, câmera para captura de imagens de microscopia, impressora a laser, aparelhos de ar condicionado, uma televisão para uso nas apresentações educativas e materiais para acomodação dos espécimes depois de desidratados.

O proponente do projeto e reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, destaca a importância deste recurso para a conservação das espécies abrigadas no local. “Os herbários são fundamentais para compreendermos a perda de biodiversidade e as bases de dados desses espaços são as ferramentas mais eficientes e confiáveis para monitorar a conservação das espécies. Com este recurso iremos fortalecer a capacidade do HBR e contribuir para a qualidade das atividades de pesquisa e divulgação científica desenvolvidas. É uma ótima notícia para terminarmos o ano”.

fotos>Univali, divulgação

Posts relacionados

Pesquisadores apresentam resultados preliminares de pesquisa para controle do Maruim

Redação

Univali contrata gestores escolares da região de Itajaí

Redação

Univali inaugura unidade do Laboratório de Análises Clínicas no centro de Itajaí

Redação