Blog do Prisco
Notícias Últimas

Univali vai participar do Pint of Science 2023

Evento que discute ciência em ambientes descontraídos vai acontecer em 400 cidades de todo o mundo

 A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai participar do Pint of Science 2023, evento que acontece simultaneamente em 25 países e 400 cidades de todo o mundo com o objetivo de discutir ciência em ambientes descontraídos. Este ano, o festival será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio em 123 cidades do Brasil, incluindo 20 capitais e o distrito federal. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.

Com o tema “Um Brinde à Ciência”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral. O evento visa também inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

Mais de 600 pesquisadores e especialistas de todo o Brasil vão abordar temas que tem impacto na vida cotidiana em áreas como biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia. Em Itajaí, o evento é coordenado pelo professor Guilherme Sendtko Resener e a programação terá palestras e debates com pautas como inteligência artificial, investimentos inteligentes e dilemas da educação.

“Na estreia de Itajaí no evento, a Univali, como reconhecida universidade comunitária, tem importante participação com o envolvimento de nossas equipes de docentes e acadêmicos, tanto na organização como nas palestras. Os temas escolhidos visam fomentar o debate e a reflexão sobre o papel da ciência na sociedade, promover a interação entre pesquisadores e o público, além de contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento científico e para a valorização da pesquisa nacional. É uma oportunidade única para o público em geral interagir com a ciência de forma descontraída e divertida em ambientes como bares e restaurantes, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social”, explica a gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi.

O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país. “Este renomado festival internacional de divulgação científica é uma grande iniciativa para aproximar a ciência e as universidades da sociedade, criando interações e diálogos relevantes e disseminando conhecimentos científicos de forma acessível e descontraída para a população em geral. O Pint of Science será uma prévia de outro importante evento com o mesmo intuito, que é o Science Day. No dia 22 de junho, vamos reunir pesquisadores e professores de graduação e pós-graduação da Univali, bem como de universidades parceiras, com o propósito de compartilhar objetos de estudo dos grupos de pesquisa. O evento terá a presença de palestrantes internacionais e grupos de pesquisa do país e do exterior em sessões remotas e presenciais”, destaca o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

O Pint of Science acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, a partir das 18h15, na Balbúrdia Cervejeira, em Itajaí. A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.