Blog do Prisco
Manchete

Univali vai receber Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai receber na próxima terça-feira, 11, o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. O evento, aberto ao público, será realizado a partir das 19h30 no auditório do bloco E1.

As reuniões itinerantes do grupo, coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, vão percorrer 12 cidades em todas as regiões do Estado e visam apresentar a história e o trabalho desenvolvido pelas 14 Instituições de Ensino Superior que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O Fórum foi instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no dia 29 de março, com o objetivo de apoiar e fortalecer as universidades comunitárias, que contribuem há quase 60 anos para a interiorização do ensino superior no Estado e para o desenvolvimento das regiões por meio da prestação de serviços à comunidade.

De acordo com Napoleão Bernardes o foco do colegiado é trabalhar por uma maior democratização do ensino superior. “As universidades comunitárias foram fundamentais para a primeira revolução da educação em Santa Catarina, no final da década de 1960, época em que as pessoas que viviam no interior passaram a ter a oportunidade de cursar o ensino superior. Agora, essa mobilização pretende desencadear uma segunda revolução, permitindo que todos os catarinenses, sobretudo aqueles com menor renda, tenham condições de escolher e realizar o curso que desejam”.

A mobilização em favor das universidades comunitárias vai reunir estudantes, representantes das instituições de ensino e lideranças políticas da região. O encontro na Univali, em Itajaí, será o terceiro desde a criação do Fórum.

“As universidades comunitárias exercem um papel de transformação social e têm em sua essência a busca pela formação de trabalhadores nas mais diversas áreas do conhecimento com excelência, mas também com valores humanos inegociáveis. Nosso estado é pujante em sua economia, com um dos melhores índices de PIB e IDH do país, indústria referência, atividade empreendedora e com um ecossistema de educação superior transformador oferecido pelas nossas universidades comunitárias”, destaca a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta.

“A Univali nasceu por meio de um movimento de pessoas que acreditavam na importância da educação como bem público e, este ano, completa 59 anos de história e de respeito à educação e à ciência. Ao longo desses quase 60 anos nos consolidamos como instituição de ensino e também pelos serviços essenciais prestados à comunidade por cerca de 80 projetos e programas de extensão. A Acafe é o resultado do engajamento, das lutas e das conquistas advindas de um trabalho com e para a sociedade. E o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias marca um novo momento de fortalecimento deste modelo genuinamente catarinense”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

 

Alesc / Março 2023 – Foto: Gabriel Boll