Blog do Prisco
Manchete

Universidade de Stanford divulga lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

Univali faz parte do ranking com 979 brasileiros e 30 catarinenses

 

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgou a lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo. Pelo quarto ano consecutivo, o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, foi classificado no ranking que destaca 979 pesquisadores brasileiros e 30 de universidades de Santa Catarina.

A pesquisa, elaborada em parceria com a editora Elsevier, utiliza as citações da base de dados Scopus e os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. O levantamento apresenta um ranking que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e outro que considera os impactos recentes de suas pesquisas. A edição atual é baseada nas informações disponíveis em 1 de outubro de 2023 do Scopus.

Além do reitor, o levantamento ainda destaca os Doutores Honoris Causa da Univali, professor Arturo San Feliciano, da Universidade de Salamanca e o professor Rosendo Augusto Yunes, da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Pessoalmente é uma honra muito grande representar a Univali e ter o meu nome figurando mais uma vez neste que é um dos mais prestigiados rankings internacionais. Essa classificação atesta que nossas pesquisas têm gerado impacto e servido também como referência para outros pesquisadores. Acima de tudo, este reconhecimento envolve todos os pesquisadores, docentes e alunos parceiros que dão suporte aos projetos que participo em mais de três décadas de experiência na área de pesquisa”, afirma Cechinel.

Valdir Cechinel Filho é pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros e capítulos de livros, cerca de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

foto>Univali, divulgação