Blog do Prisco
Manchete

URGENTE: Senador Esperidião Amin afirma que o GSI retirou do relatório enviado ao Congresso Nacional mensagens recebida sobre risco de invasão ao Congresso no dia 8/1

O senador Esperidião Amin afirmou no Plenário do Senado Federal na manhã desta quinta-feira (1) que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) retirou do relatório enviado ao Congresso Nacional mensagens recebidas sobre risco de invasão ao Congresso no dia 8 de janeiro. Confira a manifestação em parte e completa do senador:

“É verdade! No primeiro relatório a 11 supressões de ter o ministro chefe do GSI recebido as mensagens entre às 19h40 de 6 de janeiro, inclusive a mensagem que informava que o Congresso Nacional ia ser invadido! A uma supressão comparando o relatório que eu recebi no dia 20 de janeiro, que ainda é segredo! Assumo a responsabilidade de tornar público esse fato. Se quiser me processar, me processe! Eu não vou guardar isso! No dia 9 de maio a ABIN encaminhou o mesmo relatório, retificando a supressão. Ou seja, a ABIN mandou isso para a comissão espontaneamente, sem que ninguém lhe pedisse. Só tomei conhecimento do novo texto ontem (31/05). Portanto, durante 4 meses nós convivemos com uma falsidade! Um relatório encaminhado pelo Governo, omitindo a responsabilidade do GSI sob aquelas comunicações de que ia ocorrer, inclusive a invasão do Congresso Nacional. Não posso tornar sigiloso um fato histórico. E esse fato histórico determinou – e cumprimento o ministro Alexandre de Moraes – pelo seu despacho no dia 5 de maio em que ele diz “fatos históricos não tem porque ser colocado sob sigilo”.

Posts relacionados

Articulação para PL e PP estarem juntos em SC passa por Brasília

Redação

Amin visita RS e cita experiência de enchente de Blumenau quando foi governador: “criamos um pacto de não demissão”

Redação

A harmonia do Fórum Parlamentar Catarinense

Redação