Blog do Prisco
Manchete

Uso da tecnologia LED na iluminação pública chega a 100% em seis bairros de São José     

Para contemplar todas as vias públicas com os novos equipamentos, foram substituídas 6.507 luminárias

Dando sequência ao trabalho de eficientização do sistema de iluminação pública de São José, a empresa Quantum Engenharia – que assumiu a gestão do parque no final de 2021 – avança de forma significativa sobre o processo de substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio e multivapor metálico, pelas modernas luminárias de LED. Nos últimos seis meses a prestadora de serviços modernizou 6.507 pontos de luz no município, alcançando a cobertura total dos bairros Forquilhinhas, Barreiros, Picadas do Sul, Areias, Ponta de Baixo e Serraria.

O gerente da Quantum Engenharia em São José, Murilo Martins, destaca o potencial de retorno dos investimentos para o município, a começar pela economia de recursos públicos. Martins explica que os equipamentos antigos operam com potências de 70, 150, 250 e 400W, enquanto as lâmpadas de LED têm potências menores, de 60, 80, 100 e 200W. “Quando o sistema de iluminação pública estiver operando em 100% com LED, a economia de energia poderá chegar a 60%”, garante.

Outro ponto importante a ser observado diz respeito ao impacto positivo do projeto sobre a Segurança Pública. De acordo com o gerente da Quantum, estudos comprovam a relação direta entre a criminalidade e os espaços públicos com pouca ou nenhuma iluminação. De fato, ruas muito escuras inibem a circulação noturna de pedestres, dificultam a visibilidade dos motoristas e favorecem a ação de criminosos.

“Uma boa iluminação pública reduz a criminalidade, estimula a vida noturna, o lazer em espaços públicos e o empreendedorismo, movimentando a economia local e gerando qualidade de vida à população. Por isso, a importância dos investimentos, principalmente, considerando que os bairros contemplados até aqui abrigam grandes áreas residenciais e concentram intensa atividade comercial”, conclui.

Não por acaso, a preocupação com a segurança foi determinante até no planejamento das obras. Para garantir atendimento prioritário às regiões mais necessitadas, a Quantum Engenharia iniciou o trabalho de ampliação do sistema a partir de demandas reprimidas em locais com estruturas precárias de iluminação.

Posts relacionados

Deputada tenta fortalecer candidatura do prefeito em São José

Redação

Jorginho Mello e Adeliana Dal Pont reforçam projeto para eleições em São José

Redação

O novo 25

Redação