Blog do Prisco
Notícias Últimas

Vacinação e projetos para o desenvolvimento da cidade são temas de encontro do Floripa Sustentável com prefeito Gean Loureiro

Florianópolis ultrapassou as 200 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e nesta sexta-feira chega aos 50% do público-alvo a ser imunizado. A informação foi dada pelo prefeito Gean Loureiro durante sua participação no encontro virtual organizado pelo Movimento Floripa Sustentável, que reuniu mais de 80 lideranças para tratar de temas centrais para a cidade, nesta quinta-feira (10). O vice-prefeito, Topázio Neto, também acompanhou a atividade. 

Outra boa notícia veio da coordenadora do Floripa Sustentável, Zena Becker, que faz parte do grupo que lidera em Santa Catarina o Unidos Pela Vacina, movimento nacional que faz campanha de doações de equipamentos para a infraestrutura necessária à vacinação, com apoio da iniciativa privada. “A região de Florianópolis foi a primeira do Brasil a atingir todas as metas e assim contribuímos para que a imunização em massa seja agilizada”, comemorou.

Formado por 44 entidades da sociedade civil, o Floripa Sustentável iniciou a reunião com um rápido balanço de sua atuação no último período, com dezenas de ações sociais, ambientais, em favor do desenvolvimento econômico, do turismo e de projetos urbanos para a Capital, com ênfase ainda nas campanhas de enfrentamento da pandemia. Em seguida, representantes das entidades que compõem o Conselho fizeram um total de oito perguntas ao prefeito. As questões foram apresentadas por Gérson Schmitt (ACATE – Diretor do Polo de TI da Grande Florianópolis), Marcos Brinhosa (presidente da CDL Florianópolis), Salomão Mattos Sobrinho (co-presidente da FloripAmanhã), Humberto Freccia Netto (coordenador do Fortur), Marco Aurélio Alberton (presidente do Sinduscon), Carlos Henrique Ramos Fonseca (superintendente do Sebrae/SC), Marcelo Philippi (vice-presidente da Fecomércio/Grande Florianópolis) e José Eduardo Fiates (diretor de inovação e competitividade da Fiesc).

Gean Loureiro iniciou com um agradecimento ao Floripa Sustentável e à Associação FloripAmanhã “por quebrarem as regras ao manifestarem a vontade da maioria, colaborando para que a prefeitura possa atuar com mais tranquilidade”. Ao falar sobre o processo de retomada da economia, o prefeito relatou que mantém reuniões diárias sobre a vacinação com representantes do governo federal e que prevê para setembro a cobertura de todos os maiores de 18 anos com a primeira dose. “Contudo, precisamos ter cautela, pois a pandemia traz sequelas que precisaremos enfrentar com equilíbrio”, observou. Para atrair turistas e eventos, por exemplo, a prefeitura trabalha com a ideia de mostrar Florianópolis como cidade segura na área da saúde. “Temos os melhores dados entre as capitais. Com o marketing e a saúde atuando de forma integrada, vamos mostrar que o cumprimento de todos os protocolos vai garantir a retomada segura que todos desejam”, explicou.

Gean Loureiro avaliou também o debate que envolve o plano diretor. “Queremos uma nova cidade e isso não é um projeto de um governo, mas uma questão de Estado. Trata-se de um marco de esperança”, disse. O projeto de lei complementar, depois de passar pelo Conselho da Cidade, deve ser logo analisado pela Câmara de Vereadores. Na sua avaliação, o atual plano diretor impede investimentos essenciais para a geração de empregos. “É um dos temas mais importantes para as próximas décadas, que está sendo debatido democraticamente. Estou otimista”, revelou, ao agradecer o apoio das entidades às mudanças propostas.

A melhoria do ambiente de negócios foi outro assunto debatido. Gean Loureiro lembrou que o projeto Cidade Empreendedora é um modelo para o país. “Uma empresa que levava mais de 100 dias para ser aberta, agora tem tudo resolvido em questão de horas. O financiamento pelo Juro Zero é um sucesso. Há ainda a qualificação dos empreendedores e da mão de obra”, citou, mostrando também a importância da parceria com o Sebrae. “O desemprego diminuiu quando há investimento”, afirmou.

Sobre as obras no Centro-Leste da cidade, adiantou que nas próximas semanas devem iniciar as licitações de obras que somam mais de R$ 7 milhões, colocadas como prioritárias no orçamento. As melhorias beneficiarão empreendedores da região, chamados de “heróis resistentes” por Gean Loureiro. “Vamos retomar o potencial econômico do local, com um novo traço urbanístico e, ao mesmo tempo, com a defesa do patrimônio histórico”, garantiu.

Os avanços na modernização tecnológica da máquina pública também foram citados pelo prefeito. Como um dos resultados, o Pró-Cidadão conseguiu diminuir sua estrutura física, melhorando o atendimento. A respeito da necessária desburocratização, citou como exemplo a parceria com o Sinduscon para a agilidade nos processos que envolvem a construção civil. “A cidade não pode ser digital e ter uma prefeitura analógica”, resumiu.

Gean Loureiro achou positiva a sugestão feita no encontro para que os canteiros das obras das reformas da Ponte Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo, que serão desativados dentro de três meses, sejam destinados ao uso público. Em localização privilegiada pela beleza da paisagem, são de propriedade da União. Gean Loureiro lembrou a boa relação da administração com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que pode ajudar a viabilizar projetos para os locais. O prefeito ainda adiantou que o município deve assumir a execução da iluminação cênica da ponte Hercílio Luz, após o governo do estado ter encerrado o contrato com a empresa que faria a obra.

A respeito de medidas tributárias e fiscais, como redução ou isenção de impostos e taxas, Gean Loureiro disse que o assunto é debatido frequentemente pela Frente Nacional dos Prefeitos, dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Em Florianópolis cumprimos o compromisso de não aumentar a carga tributária”, recordou. Para movimentar a economia, foi criado o auxílio emergencial municipal. O prefeito defendeu o sistema autodeclaratório para diminuir a burocracia, com o controle feito pela fiscalização. “É o caminho para a administração moderna”, concluiu.

Se pudesse fazer três pedidos em benefício de Florianópolis, um para o governador, um para o presidente e um para o presidente do Banco Mundial, quais seriam? “Só um? Precisaria mais”, brincou. Com o governo estadual, Gean Loureiro lembrou a importância das múltiplas ações pela mobilidade. Com o governo federal, pela cidade digital. Mas o maior sonho é a construção de um projeto completo, para atender as mais diversas áreas, que integre os governos em todos os níveis e os bancos internacionais de fomento.

No seu encerramento, o empresário Marcondes de Mattos, presidente do Conselho do Floripa Sustentável, fez questão de destacar que a cidade precisa perseguir justamente esse sonho. “Fizemos a melhor atividade do nosso movimento e apontamos para a verdadeira necessidade de Florianópolis: um grande plano para o desenvolvimento da cidade, integrando os governos municipal, estadual e federal, com apoio e financiamento do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento”.

Veja íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fw2f6tjiV-A&feature=youtu.be