Blog do Prisco
Destaques

Valdir Cechinel Filho é reempossado como reitor da Univali

Cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira, 15, no Campus Itajaí

 

O professor Valdir Cechinel Filho foi reempossado na noite desta terça-feira, 15, no cargo de presidente da Fundação e reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para o quadriênio de gestão 2022-2026. A cerimônia aconteceu no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí.

Na mesma sessão também foram empossados o vice-presidente da Fundação Univali e vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, o vice-reitor de Graduação, professor José Everton da Silva, a tesoureira da Fundação Univali, professora Francine Simas Neves, a secretária executiva da Fundação Univali, professora Luciana Merlin Bervian, e o procurador geral da Fundação Univali, professor Rodrigo de Carvalho.

O evento contou com a participação de representantes de todas as esferas da comunidade. Em sua fala, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano José Buligon, que representou o governador Carlos Moisés da Silva, destacou a importância do contrato de mapeamento do ecossistema de inovação de Santa Catarina assinado durante a cerimônia. “O governo de Santa Catarina tem investido em três grandes pilares que são infraestrutura, soluções energéticas e inovação. Este convênio assinado hoje com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) é o reconhecimento do trabalho das universidades comunitárias.  O fortalecimento do ensino e da inovação no Estado só é possível porque temos universidades como a Univali”.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, parabenizou o trabalho realizado pela gestão 2018-2022, destacando os impactos da pandemia neste período. “Como prefeito pude acompanhar o esforço do professor Cechinel e sua equipe em conduzir uma gestão prudente, sensata e cautelosa. A Univali é uma pedra angular em nossa cidade, em nossa região e em nosso Estado. Temos parcerias em diversas áreas das políticas públicas e desejo vida longa e altaneira para a nossa universidade”.

Em sua primeira fala após ser reempossado no cargo de reitor o professor Valdir Cechinel Filho ressaltou as principais ações do plano de gestão Conectar & Inovar. “Chegamos até aqui com o apoio e o trabalho incansável de uma equipe extremamente competente e engajada em fazer nosso plano de gestão ser colocado em prática. Enfrentando tristes tempos de uma pandemia que ceifou vidas e deixará sequelas irremediáveis. Ainda assim, conseguimos, com muita agilidade na reação, dar continuidade ao ensino, a pesquisa e a extensão, demonstrando o nosso comprometimento e a responsabilidade que temos como uma instituição comunitária. Nos últimos quatro anos nos dedicamos para que nosso trabalho avançasse pelos muros da universidade, consolidamos parcerias e abrimos espaço para importantes conquistas institucionais. Estamos nos mais renomados rankings nacionais e internacionais de educação, como a classificação britânica Times High Education, o QS Latin America University Rankings e o UI GreenMetric World University Ranking. Ao reconhecer o maior patrimônio que temos, as pessoas, reitero minha absoluta disposição para o diálogo e meu pleno compromisso com o desenvolvimento da Univali”, finalizou.

Sobre Valdir Cechinel Filho

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e pai de duas filhas: Camile e Milene. É mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi eleito reitor da Universidade do Vale do Itajaí e presidente da Fundação Univali pela primeira vez em 2018. Antes, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali por 12 anos e, a partir de 2014, ocupou o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

É também pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros, capítulos de livros e de mais de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander/Guia do Estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Além disso, em 2017, recebeu a 1ª Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), por sua relevante e destacada contribuição à educação superior brasileira.

Prêmios 2021 – Valdir Cechinel Filho está entre os pesquisadores mais influentes do mundo, pelo segundo ano consecutivo, segundo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa utiliza as citações da base de dados Scopus e foi publicada no Journal Plos Biology. O levantamento apresenta dois rankings. Um deles analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira. O outro, por sua vez, considera os impactos recentes de suas pesquisas. Cechinel é destaque nos dois.

Também em 2021 figurou na lista dos 10 mil principais pesquisadores da América Latina, no Índice Científico Alper-Doger (AD) na área de Biological activity/ phytochemistry/medicinal chemistry.

Venceu também a etapa catarinense do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), como Pesquisador Inovador – subcategoria Setor Empresarial.