Blog do Prisco
Notícias

Valec apresenta os estudos de viabilidade da Ferrovia Norte-Sul

Fundamental para impulsionar a economia da região Sul, o projeto da Ferrovia Norte-Sul cumpriu mais uma etapa nessa quarta-feira, em Brasília, onde a Valec Engenharia apresentou os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O objetivo do evento foi apresentar detalhes técnicos da obra, que envolve o trecho Panorama/SP, Chapecó/SC e Rio Grande/RS, mas ainda não tem o traçado totalmente definido.

valec norte sul

No próximo dia 21 de agosto, o projeto será apresentado nos três estados, onde a Valec já poderá receber manifestações de grupos empresariais interessados em bancar a obra. Em Florianópolis, o evento será às 15h na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. “A obra é de extrema importância para Santa Catarina porque vai facilitar a logística de transporte de grãos que alimenta o nosso agronegócio, ligando também os nossos portos. Nossa esperança é que logo grupos se interessem pela obra, que seria imediatamente incluída no programa de concessões do Governo Federal”, destacou Mariani.

A obra da Ferrovia Norte-Sul é uma bandeira da Bancada Sulista, formada por 77 deputados federais e nove senadores. Mariani representa a bancada de SC na coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado João Arruda (PMDB) coordena a bancada paranaense e o deputado Giovani Cherini (PDT) a bancada gaúcha.

Fotos: Marcelo Tolentino, divulgação