Blog do Prisco
Notícias

VENZON DEFENDE FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRÓPRIO PARA SC

Em função dos atuais, e graves,  problemas enfrentados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por parte dos alunos das universidades comunitárias de Santa Catarina, o deputado Serafim Venzon (PSDB) e representantes da diretoria do sistema Acafe começaram a planejar um modelo de “financiamento pós-pago” próprio para as universidades da rede.

venzon financiamentoDe acordo com o deputado, seria uma forma de contornar as incertezas do programa do governo federal e atender ainda um faixa intermediária de estudantes que não estariam abrangidos nem pelo Fies e nem pelo art. 170 da Constituição Estadual, que prevê bolsas de estudos para alunos carentes.

Ao todo são 16 universidades que compõem a Acafe (incluindo as públicas Udesc e Universidade de São José), com um percentual de alunos que dependem do Fies variando de 5% a 25%. São cerca de 25 mil alunos, do total de 170 mil da Acafe. O projeto esta em fase final de elaboração e deverá ser encaminhado ao governo do estado, via indicação do deputado Venzon , para análise e possível reencaminhamento a Assembléia , já que a matéria é de competência do executivo.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação