Blog do Prisco
Coluna do dia

Verdades em tela

A sessão do TRF-4, de Porto Alegre, que tinha como pauta a análise do recurso da defesa de Lula da Silva, não havia terminado ontem até o fechamento desta edição. 
Independentemente do resultado, alguns esclarecimentos se fazem necessários ante tantos discursos vazios e mentiras propaladas à exaustão sobre o caso. Primeiro: o ex-presidente não foi julgado ontem. Ele já foi julgado e condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sentença lavrada em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. Na quarta-feira, o que ocorreu foi a apreciação dos argumentos da defesa do petista, contestando a condenação de primeiro grau. 

Segunda balela: Lula é inocente. Nas suas próprias palavras, a “alma mais honesta do Brasil”. Vamos aos números judiciais de Lula da Silva. Ele foi denunciado 9 vezes pelo MPF;  é acusado 246 vezes de lavagem de dinheiro; responde 21 vezes porcorrupção passiva e  3 por formação de quadrilha. Há, ainda, 4 acusações contra ele por tráfico de influência e 2 por obstrução da Justiça.

Absurdo

Terceira lorota sobre o processo e a condenação de Lula da Silva. E o mais absurdo. Afirmar que as decisões são políticas. É muita cara-de-pau. A sentença do juiz Sérgio Moro tem 237 páginas, absolutamente fundamentadas com todas as provas de que o petista cometeu crimes comuns. E foi julgado como criminoso comum.

Debate técnico

Quarta mentira apregoada aos quatro vento sobre Lula da Silva. Dizer que este debate é político. Na verdade, é um debate eminentemente técnico. Até o momento, todas as etapas do processo seguiram o devido processo legal brasileiro, bem como o código de processo penal.

Revisão

Ontem, no TRF-4, ocorreu, por parte de três magistrados, a revisão da sentença, provocada pelo recurso apresentado pela defesa, questionando basicamente cinco pontos da condenação de primeiro grau. Tudo absolutamente jurídico e à guise de critérios técnicos.

Bolivarianismo

Todas as mentiras espalhadas e debates confusos a partir delas compõem o movimento totalitário-bolivariano que ocorre no Brasil, destacando o que  há de mais atrasado e nefasto na ideologia esquerdista do Sul do mundo.

Nas mesmas asas

O quarteto (Gelson Merisio, Paulo Bauer, Esperidião Amin e Silvio Dreveck) voou junto para o Oeste, nesta quarta-feira, aonde participou da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. A abertura foi ontem.

Nomes

Oficialmente, eles nada teriam falado sobre as eleições, mas como se trata de quatro nomes cotadíssimos para uma composição majoritária, é evidente que o assunto deve ter vindo à baila. Pelo PP, os nomes fortes são o do ex-governador e o de Dreveck; pelo PSDB, o nome mais expressivo é o do senador Bauer e pelo PSD, quem está na ribalta é Merisio.

Tricotando

Obviamente que o senador tucano está tricotando firmemente com o PP e o PSD. Os progressistas foram seus parceiros na eleição de 2014, enquanto o PSD foi o grande adversário. Continuam as conversações e articulações com vistas às alianças para a disputa deste ano.

 Velório

Grande comoção e mobilização de lideranças, amigos e populares no paço municipal de Criciúma para o velório do ex-prefeito e ex-deputado Altair Guidi. O enterro ocorreu às 10h deste quarta-feira. O atual Alcaide, Clésio Salvaro, decretou luto municipal e ofertou o paço para a cerimônia fúnebre. O local foi construído durante o primeiro mandato de Guidi como prefeito.

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, compareceu ao velório e decretou luto estadual de três dias.