Blog do Prisco
Notícias Últimas

Vereador de Itajaí propõe leis para deficientes visuais

Mais que acessibilidade, a inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma preocupação do vereador Thiago Morastoni (MDB). Por esse motivo, recentemente o parlamentar apresentou dois Projetos de Lei prevendo garantir mais direitos e autonomia para as pessoas com deficiência visual.
Um dos projetos exige a instalação de sinalização sonora nos veículos de transporte público que circulam em Itajaí. A exemplo do que já ocorre em outras cidades do país, a sugestão é que os ônibus emitam uma mensagem de áudio informando em qual parada está localizado e a próxima para onde está se dirigindo.

“É basicamente como funciona no metrô. Assim o deficiente visual poderá se programar para descer no ponto que deseja sem precisar contar com a colaboração do motorista ou de algum outro usuário do transporte”, explica o vereador.

O segundo projeto em tramitação na Câmara de Vereadores, diz respeito à sinalização em áudio e braile em eventos públicos. O texto propõe que quando houver a produção de placas ou informativos impressos para eventos turísticos públicos e particulares, parte do material produzido seja acessível a deficientes visuais.

 Os materiais poderão ser fabricados em relevo, braile e, quando digital, conter áudio, sempre que possível. Conforme o projeto, as medidas serão válidas para eventos com público superior a 20 mil pessoas.

“Essa também é uma forma de fazer com que o deficiente que vai a um grande evento turístico possa se locomover com segurança e consiga usufruir das atrações sem o auxílio de outras pessoas”, finaliza Thiago Morastoni.