Blog do Prisco
Notícias Últimas

Veto ao Orçamento Federal é tema de reunião na ALESC 

 Na condição de presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, o deputado João Amin (PP) coordenou, nesta segunda-feira (3), uma reunião ampliada para discutir os impactos do corte no Orçamento Federal de 2021 para Santa Catarina. O encontro contou com a participação de senadores, deputados federais e estaduais, representantes do governo estadual, da federação das indústrias entre outras autoridades e ficou definido que será encaminhado um documento ao Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados federais e os três senadores, para atuarem junto ao presidente Jair Bolsonaro e seus ministros para recompor os R$ 136,5 milhões para obras de infraestrutura no estado. A coordenadora do Fórum, deputada federal Angela Amin (PP), anunciou que vai solicitar audiência com o presidente e com os ministros da Fazenda e da Infraestrutura. 

“O mais importante é que Santa Catarina não seja prejudicada e não tenha essa diminuição tão grande em recursos federais. O presidente Jair Bolsonaro fez no Estado sua maior votação proporcional no primeiro turno, então temos este crédito, por isso a importância de nos organizar e cobrar”, afirmou João Amin.  “São obras e recursos necessários para diversas áreas, a de infraestrutura é a mais afetada. A ideia é transformar essa reunião em um documento que será encaminhado ao Fórum Parlamentar para que possamos cobrar de maneira imediata que a União devolva esses recursos para o estado”, complementou o parlamentar.

A reunião ocorreu após o anúncio de cortes no orçamento federal para obras de infraestrutura no estado, afetando a execução de obras nas BRs 470, 282, 280, 163 e 285. Os vetos do governo federal vão afetar também os investimentos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), assistência social, aquisição de máquinas, pesquisa e inovação, educação profissional, recuperação ambiental e saúde.