Blog do Prisco
Coluna do dia

Vice estratégico

Enquanto Gean Loureiro (PMDB) esconde seu companheiro de chapa, ex-vereador e ex-vice-prefeito no segundo mandato de Dário Berger, João Batista Nunes (PSDB), Angela Amin está potencializando ao extremo o seu parceiro de campanha. O professor Rodolfo Pinto da Luz (PSD) é dono de um currículo ímpar. Foi secretário nacional do MEC; reitor da UFSC em três oportunidades; secretário de Educação de Florianópolis por 12 anos e presidente da Confederação Nacional dos Reitores das Universidades Federais. Coincidentemente, ele foi candidato à vice na chapa de Gean, em 2012. Nesta reta final, o postulante do PMDB está viralizando na internet elogios de Pinto da Luz a ele. Proferidos há quatro anos!

Angela Amin não deixou por menos. Se o seu oponente está valorizando o candidato à vice dela, a progressista e seu grupo mandaram ligar os holofotes sobre Rodolfo. Ressalte-se que a candidata já vinha dando espaço e destacando o companheiro. Mas nos últimos dias, os dois vão juntos a todos os eventos e ele aparece em todos os programas de rádio, TV e espaços na internet. Faz parte da estratégia dela e pode estar funcionando.

 

Abismo

É preciso registrar a abissal diferença, considerando-se o momento da corrida eleitoral, entre as pesquisas do Ibope, divulgada no fim de semana passado, e do Instituto Paraná, apresentada ao distinto público nesta segunda-feira. A primeira mostrou Gean Loureiro 19 pontos à frente de Angela Amin. A segunda, uma diferença, pró-peemedebista, de apenas 8,5 pontos. É muita coisa!

 

Desconstrução

Em 2012, a tática de desconstrução de Gean Loureiro funcionou. Estaria dando certo agora também? Nos últimos dias, de cada 10 comerciais de Angela na TV, oito são de ataques a Gean. Como a eleição parece ter dado uma afunilada, a tática tende a ser mantida nestes últimos momentos de propaganda eleitoral. O postulante do PMDB, a seu turno, também dá suas estocadas na progressista, mas muito sutilmente. E tem concentrado sua abordagem em propostas de governo, até porque tem ainda gordura para queimar, sob o aspecto eleitoral.

 

Movimento de Moreira

Eduardo Pinho Moreira está em seu terceiro mandato de vice-governador. Um com Luiz Henrique da Silveira e dois com Raimundo Colombo. Presidiu o PMDB por 10 anos. Isso significa que sua presença em Blumenau, quando da visita do grão-tucano Geraldo Alckmin, permite pelo menos duas leituras imediatas: Moreira e sua ala dentro do PMDB estão namorando o PSDB com vistas a 2018.

 

Alô, Raimundo

O vice também aproveita para dar uma estocada em Raimundo Colombo, que entrou com tudo na campanha de Darci de Matos em Joinville, onde o pessedista tenta desalojar Udo Döhler, correligionário de Moreira. E olha que em Blumenau, o PMDB apenas apoia o projeto releeitoral de Napoleão Bernardes. Nem o vice indicou!

 

Meu amigo

Eduardo Moreira e Geraldo Alckmin se conhecem de longa data. Desde o final dos anos 1980, quando foram deputados federais constituintes. Os dois são médicos e o catarinense, para surpresa de muita gente boa, já chegou a declarar apoio ao paulista para a candidatura presidencial de 2018.

 

Lá e cá

O que causa estranheza é que o PMDB tem o atual presidente da República e não vai ter candidato daqui a dois anos?  Para peemedebistas como Moreira, os tucanos podem liderar a chapa federal, desde que aqui no Estado a cabeça fique com o Manda Brasa.