Blog do Prisco
Manchete

Vice-governadora vira referência em eventos de combate à violência contra as mulheres

A vice-governadora Marilisa Boehm participou do lançamento do programa “Mulheres do Nosso Bairro”, iniciativa do Instituto Maria da Penha em parceria com a Engie Energia Brasil e outras 14 empresas catarinenses. Foi o quinto evento com a temática de enfrentamento da violência contra as mulheres que ela protagonizou desde o início do mês.
Presente na cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (22), na sede da Celesc, em Florianópolis, a Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto citou Marilisa “como uma pioneira” no combate à violência contra as mulheres em Santa Catarina. De fato, a experiência da vice-governadora como fundadora da Delegacia da Mulher, em Joinville, cidade onde foi delegada regional, vem sendo o fator decisivo para os convites que ela recebe para falar sobre o assunto.
Foi assim na palestra sobre as dificuldades da aplicação da Lei Maria da Penha, na OAB, e o lançamento do Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho, promovido pelo Governo do Estado, ambos na Capital, e em palestras na Câmara de Vereadores de Timbó e no campus da Unoesc, em Videira.
Em todos, ela tem sido categórica ao afirmar que não basta o trabalho das forças de Segurança para reverter a situação. Na visão dela, é preciso promover uma mudança de comportamento pois, lamentavelmente, a violência contra as mulheres é uma questão cultural. “É preciso falar sobre o problema sempre, em todos os lugares. E ver em um evento como este a presença de tantos homens é uma alegria. São pessoas que podem atuar como propagadores desta transformação em suas casas, entre seus amigos e em todos os locais onde interagem com outros homens”, comentou.