Blog do Prisco
Destaques Notícias

VIOLÊNCIA: EPIDEMIA NACIONAL

O Site de notícias G1 divulgou os dados de um levantamento feito a partir do cruzamento de informações dos 26 estados e do Distrito Federal, traçando um mapa da violência no Brasil.

Curiosamente, enquanto os governos seguem divulgando a cantilena de que investem em segurança pública, o número de homicídios dolosos aumenta ano a ano. Em 2014, mais de 143 pessoas foram assassinadas no país a cada dia.

violência crescimento

Ano passado, houve 52.336 assassinatos contra 50.413 em 2013, crescimento de 3,8%. Estes números indicam que houve, em média, 25,81 homicídios dolosos por 100 mil habitantes no país. Analisando-se o índice da Organização das Nações Unidas ONU), segundo o qual taxas maiores do que 10 mortes violentas por 100 mil pessoas significam “nível de epidemia”, fica claro que o sistema de segurança pública nacional faliu há muito tempo.

Até mesmo Santa Catarina, ainda considerado o Estado “mais seguro” do país, ostenta 11,3 assassinatos a cada 100 mil moradores. A epidemia só será contida com investimentos sérios e maciços em educação e geração de empregos. O resto é marketing.

Foto: Diário do Congresso, arquivo, divulgação