Blog do Prisco
Coluna do dia

Voto a voto

Voto a voto

O instituto Paraná pesquisas, que se mostra o mais confiável já há uns bons anos no Brasil, apresentou novo levantamento, esta semana, sobre a corrida presidencial que se encerra no domingo, dia 30. Aliás, foi a empresa que chegou mais perto dos resultados finais do round inicial do pleito de 2022.
No estudo divulgado nesta terça-feira, os números foram 50,2% dos votos válidos para Lula da Silva e 49,8% em favor de Jair Bolsonaro. O presidente está com viés de alta, reduzindo a diferença em três pontos num intervalo de cinco dias.
A rejeição do petista cresceu um pouco e a de Bolsonaro diminuiu. Empate técnico em quase todas as frentes. É uma eleição imprevisível. A coluna continua apostando na vitória de Jair Bolsonaro. Isso em caso de eleição limpa, sem manipulações ou roubo de votos.

Escritórios petistas

O clima está muito pesado. Sobretudo pela atuação absolutamente parcial dos puxadinhos chamados de TSE e de STF. A parcialidade é flagrante. Inserções que são tiradas do presidente e distribuídas no tempo de Lula. Quase todas as demandas do gigantesco corpo jurídico da campanha petista são atendidas. Para o outro lado, apenas os rigores da lei e até os rigores não previstos na legislação. É surreal e inaceitável.

Bandidagem organizada

Estarrecedora, ainda, a denúncia do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, de que 154 mil inserções radiofônicas da campanha presidencial não foram divulgadas pelas mais variadas emissoras. O foco principal é o Nordeste.

Fere de morte

Isso é seríssimo, gravíssimo. Compromete até a medula a lisura do processo eleitoral. Bolsonaro voltou a colocar sob suspeição a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, que se inicia nas urnas eletrônicas. Daqui a pouco, o ambiente pode ganhar contornos indesejáveis, considerando-se o desejo da maioria dos brasileiros de que tenhamos um certame eleitoral correto, idôneo, imparcial e sem riscos!

Fortíssimas emoções

É algo preocupante. Essa semana ainda será longa. São quatro dias que nos separam das eleições. Trata-se de uma eternidade devido ao clima tenso, pesado, estabelecido neste país.

Inclinação

Há ambiente inclusive para conflagração. Ainda mais que no primeiro turno, a vitória esmagadora foi de parlamentares de perfil conservador. Isso não significa que necessariamente Bolsonaro vá ganhar a eleição. Mas o descondenado enfrentará dificuldades se vencer, no voto, o pleito do dia 30.

Às favas

A lisura da eleição já foi comprometida pela atuação enviesada, escabrosa, vergonhosa, absolutamente aparelhada do TSE.

Insolúvel
O país está totalmente rachado. Queira Deus que o tal Tribunal Superior Eleitoral e seus “deuses no Olimpo” não ofereçam ainda mais munição para quem já tem muita dificuldade em acreditar em algo que venha desta corte.
O desfecho deste quadro? Imprevisível e muito preocupante.