Blog do Prisco
Notícias

Workshop discute os desafios para a segurança do paciente nos serviços de saúde

Evento destinado aos profissionais da área da saúde será realizado em Florianópolis, dia 5 de maio

No dia 5 de maio, a Qualirede, empresa responsável pela gestão do Plano SC Saúde, realizará o 1º Workshop sobre os Cenários e Desafios para a Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde. O evento é uma parceria com a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil de Santa Catarina. O workshop inicia às 8h30, no auditório da empresa, localizado na Av. Mauro Ramos, n°1277. Inscrições e mais informações pelo telefone (48) 3229-8228 ou pelo e-mail capacitacao@qualirede.com.br.

Um estudo publicado pela Revista de Enfermagem da USP demonstrou que a incidência de Eventos Adversos (EA) em hospitais brasileiros foi de 7,6%, o que representa 84 de 1103 pacientes. A mesma pesquisa apontou que a proporção de incidentes evitáveis era de 66,7%, ou seja, 56 dos 84 pacientes. Pensando nisso, o workshop irá discutir a temática da segurança e apresentará técnicas que auxiliem na melhoria da qualidade dos serviços prestados e reforcem a segurança dos pacientes em toda cadeia produtiva da área da saúde.

 As palestras serão ministradas por representantes do Hospital Israelita Albert Einstein, do Ministério da Saúde, gestores da Qualirede e da CASSI, além de cases de dois hospitais de Santa Catarina. “A segurança do paciente é prioridade, por isso é necessário produzir espaços de debate e agregar conhecimento para reduzir ao máximo os danos desnecessários, associados à melhoria do cuidado da saúde”, destaca Vilma Dias, diretora na Qualirede.