Blog do Prisco
Notícias Últimas

WTC: Digital Mindset é tema do Primeiro Encontro DAG

Para marcar o lançamento do novo grupo integrante dos World Trade Centers (WTC) Curitiba, Joinville e Porto Alegre, o DAG (Digital Acceleration Group) promoveu sua primeira reunião, na última semana, de forma híbrida (presencial e online). Com a temática Digital Mindset, contou com as palestras de Moacir Marafon, cofundador e presidente do Conselho Softplan Planejamento de Sistemas, e Leandro Namora Magdalena, manager da Brazil Amazon Web Services (AWS).

Dentre os temas abordados, Marafon falou sobre a cultura do trabalho híbrido, que vem favorecendo a produtividade remota e a troca de ideias do ambiente presencial. Segundo ele, as linhas competitivas estão sendo redesenhadas, sendo este um momento propício à inovação, à solução de problemas de forma mais eficaz.

Já Magdalena destacou a adequação de processos organizacionais. Para o especialista, é preciso mudar a estrutura da organização funcional para uma melhor entrega de resultados, apostando em equipes pequenas e multifuncionais, responsáveis por resultados claros. Ele exemplificou que, na Amazon, 95% dos serviços da AWS vêm das demandas dos clientes, para que os outros 5% forneçam subsídios a estes.

Novo ciclo temático

Presidido pelo executivo Sandro Vieira, CEO da SmartGreen Tecnologia, o DAG inicia um novo ciclo temático após debater soluções de smart cities para as empresas e o ambiente de competitividade de negócios. Neste ano, o grupo se volta para a aceleração digital de empresas, dando prioridade a estratégia, ferramentas e cultura.

Conforme o Índice de Aceleração Digital da Dell Teconologies 2020, 87,5% das empresas brasileiras tomaram iniciativas voltadas à transformação digital no decorrer da pandemia, um número acima da média mundial, que é de cerca de 80%.

Próximos eventos

O DAG é um dos grupos temáticos participantes do Programa WTC de Competitividade, que se reúnem mensalmente. A próxima agenda será na próxima quinta-feira (21), com o TDG (Tax and Deregulation Group), que abordará questões tributárias e de desburocratização.

No dia 26 de outubro, o grupo FMAG (Funding Mergers and Acquisitions Group) contará com a palestra de Marco Gonçalves, head de M&A da XP Investimentos, que falará sobre o cenário de fusões e aquisições.

Sobre o World Trade Center

Importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos, o WTC é formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como principais objetivos aumentar a competitividade das empresas associadas dos três estados do Sul do Brasil, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para o país.

De acordo com a presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu – que também é atual diretora executiva do Sapiens Parque em SC –, seus associados contam, ainda, com a rede do World Trade Centers Association (WTCA) – com cerca de 15 mil profissionais atuando em 326 unidades de 89 países – para abrir as portas pelo mundo aos atores do setor produtivo, governos e instituições.