Blog do Prisco
Notícias Últimas

X Congresso Brasileiro de Regulação será em Fpolis

Para incentivar a discussão sobre a temática regulatória, a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) irá realizar na capital catarinense o X Congresso Brasileiro de Regulação e 4ª ExpoABAR, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira. Os mais de 70 palestrantes irão abordar a regulação de temas essenciais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, mobilidade, inovação, transporte coletivo, todos os modais dos transportes, energia (gás, energia elétrica, petróleo e outras fontes), além de assuntos jurídicos e as boas práticas regulatórias no geral.

Serão realizadas também apresentações de trabalhos técnicos por servidores das agências regulatórias e outros profissionais da área. Com isso, o intuito é o intercâmbio de experiências entre os servidores das principais agências reguladoras do país e os diversos profissionais e estudantes da área.

Congresso regulação

Entre os principais nomes que participarão do X Congresso Brasileiro de Regulação, estarão Romeu Donizete Rufino, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica; Jadir Dias Proença, consultor em Gestão e Boas Práticas Regulatórias da Associação Brasileira de Agências de Regulação; Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, pesquisador em Hidrologia e Recursos Hídricos da EMBRAPA/DF; Reive Barros dos Santos, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica; Orlando José Manuel de Castro e Borges, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Lisboa – Portugal, entre muitos outros.

Regulação no Brasil

Desde os anos 90, o Brasil iniciou uma mudança em direção às privatizações. O setor privado assumiu o controle e modernizou grande parte dos setores, desta forma, diversas agências regulatórias foram criadas para fiscalizar e minimizar as incertezas com relação a essas empresas que passaram a administrar aeroportos, concessionárias de água e esgoto, rodovias e telecomunicações. As agências reguladoras asseguram a transparência, a participação social e eficiência econômica dessas instituições, bem como preparam capacidades regulatórias dentro da administração em médio e longo prazo.

Agende-se

O quê: X Congresso Brasileiro de Regulação e 4ª ExpoABAR

Quando: 27 a 29 de setembro de 2017

Onde: Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras

Informações: www.congressoabar.com.br