Blog do Prisco
Notícias

Embaixador da Alemanha faz visita oficial à Eletrosul

Nesta terça-feira (14/02), a Eletrosul recebeu a visita oficial do novo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, e sua esposa, a embaixatriz Sabine Witschel, na sede da Empresa em Florianópolis (SC). Acompanhada pelo cônsul geral, Stefan Traumann, a comitiva tratou de projetos na área de energias renováveis em reunião com o presidente da Eletrosul, Márcio Zimmermann, e o diretor Financeiro, Tomé Gregório.

Durante o encontro, os visitantes conheceram os empreendimentos de geração de energia renovável e alternativa da Eletrosul, que foram viabilizados por meio de parcerias com o banco de fomento alemão KfW. Em Santa Catarina, foram construídas as PCHs Barra do Rio Chapéu (15,15 MW) e João Borges (19 MW), com um financiamento de € 67milhões. Em Florianópolis, por meio de contribuição financeira não-reembolsável de € 2,8 milhões, foi implantada a usina fotovoltaica Megawatt Solar (1 MWp), instalada na sede da Eletrosul.

Uma nova linha de crédito está sendo negociada com o banco KfW, visando financiamento de longo prazo destinado à segunda ampliação do Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, que adicionou 48 MW ao empreendimento em 2015, totalizando 217 MW. Os recursos para o novo financiamento são provenientes do Programa Aberto – uma das iniciativas previstas em acordo bilateral Brasil-Alemanha, por intermédio do Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ).

Embaixador da Alemanha:
Georg Witschel assumiu a Embaixada do Alemanha no Brasil em setembro de 2016. Em postos anteriores, esteve em Israel, na Eslovênia e na representação alemã das Nações Unidas em Nova Iorque. Como perito para assuntos de direito internacional, foi Diretor-Geral de Assuntos Jurídicos do Ministério Federal das Relações Externas e Consultor em Direito Internacional Público do Governo Federal. Depois foi Embaixador no Canadá, na Indonésia e no Timor Leste. Sucessor de Dirk Brengelmann, Witschel é o 21º Embaixador da Alemanha no Brasil.

*FOTO: Divulgação Eletrosul/Israel Boschetti