Blog do Prisco
Notícias Últimas

15 anos de uma história de cinema

Um salvamento realizado pelo então sargento João Carlos Pawlick marcou a pequena Águas Mornas, na Grande Florianópolis

Nesta quinta-feira, dia 29, está completando 15 anos uma história de heroísmo e coragem que movimentou a pequena Águas Mornas, a 40 quilômetros da Capital.

Naquele dia, em agosto de 2006, o então sargento da Polícia Militar, João Carlos Pawlick, salvou dois idosos e a neta que estavam em uma charrete desgovernada em direção à BR-101.

O militar, que estava de folga, perseguiu a carroça em um Passat dirigido por um amigo e, numa cena típica de cinema, saltou do carro em movimento sobre os dois cavalos até fazê-los parar.

Na época, o caso rendeu ao agora subtenente da reserva uma promoção por ato de bravura. “É um dia que lembro com muito carinho porque é a missão do policial: salvar vidas. Aquele dia transformou a minha vida e fico feliz por ter mudado os rumos daquelas vidas, pois a charrete estava quase chegando a BR-101 e aí a tragédia seria certa”, lembrou o militar, que hoje é presidente da Aprasc ( Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina).

Em 2018, em função do gesto heroico, ele recebeu a medalha Cruz de Bravura, uma das maiores honrarias da Polícia Militar.

Na foto, o então sargento Pawlick e o amigo Ariovaldo Orlandini, que usou o Passat para ajudar no salvamento

Crédito da foto: Glaicon Covre