Blog do Prisco
Notícias

2º turno das Eleições 2018 contará com participação de ciclistas voluntários

No próximo domingo (28), segundo turno das Eleições 2018, as Zonas Eleitorais de Florianópolis contarão com a participação de 72 ciclistas voluntários que carregarão as mídias das urnas eletrônicas – dispositivos onde ficam registrados os resultados – dos locais de votação até os cartórios eleitorais. Assim como no primeiro turno, os atletas percorrerão em comboios rotas pré-estabelecidas para recolher as mídias em 60 locais de votação.

 O servidor do TRE-SC e idealizador do projeto, Gonsalo Ribeiro, destaca o caráter sustentável e inovador do projeto, além da economia ao substituir o método tradicional de carregamento – regularmente feito por motociclistas contratados.

 Gonsalo ressalta ainda a importância da aproximação entre Justiça e eleitorado. “Dessa forma, a comunidade enxerga o processo por dentro. Porque, afinal, a eleição é dela. Os ciclistas recebem as informações e orientações, entendem como funcionam os procedimentos e passam a ser difusores da segurança e da transparência do processo eleitoral”.

 De acordo com o idealizador, a expectativa para os próximos pleitos é antecipar a organização para que a iniciativa possa ser ampliada para mais locais de votação e adotada em outros municípios. Na 90º Zona Eleitoral de Concórdia, como aconteceu no primeiro turno, o projeto também será realizado no próximo domingo com ciclistas e corredores.