Blog do Prisco
Notícias

Pavan cobra votação da PEC da lista tríplice para escolha do Delegado Geral da Polícia Civil

Deputado Leonel Pavan (PSDB) cobrou no plenário da Alesc, nesta semana, a continuidade da tramitação e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/2015, de sua autoria e que trata da adoção de uma lista tríplice de nomes para a escolha do delegado-geral da Polícia Civil (PC), hoje prerrogativa do governador do Estado. A PEC tramita desde 2015 e ainda aguarda parecer final da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Pavan disse que há consenso da categoria neste sentido desde a apresentação da proposta via Associação dos Delegados de Policia (Adepol\ SC) e segue uma tendência nacional de autonomia administrativa, a exemplo do que já vem sendo adotado em outros órgãos como o Ministério Público Federal.

“Esta PEC democratiza a escolha do delegado-geral, fazendo com que as nomeações tenham por base o entendimento e autonomia administrativa. Possibilita ainda ao dirigente o apoio e confiança dos subordinados, além de não tirar a prerrogativa do governador em escolher um dos nomes apresentados nome para o cargo”, resumiu Pavan.