Blog do Prisco
Coluna do dia

Mais um

Durante entrevista ao vivo ao SBT, na terça-feira, Gelson Merisio anunciou mais um nome para o Colegiado, caso ele vença o segundo turno domingo. É um jovem empresário, Jonas Tilp, que vem da locomotiva econômica de Santa Catarina, Joinville. Será o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na véspera, o candidato do PSD já havia anunciado os nomes de duas mulheres para as estratégicas pastas de Saúde e Educação. E anteriormente, o pessedista tornou públicos os seus secretários para a Segurança Pública e a Fazenda. Ou seja, a espinha dorsal do governo de Merisio, se ele obtiver êxito no dia 28, está definido.

Merisio adota a mesma estratégia de Jair Bolsonaro no plano nacional. O presidenciável do PSL tem, paulatinamente, liberados os nomes de seus principais ministros. No contexto estadual, o candidato do PSD ao governo tenta criar o diferencial. Até porque seu adversário é correligionário de Bolsonaro.

 

Foco

Gelson Merisio também reafirmou que suas prioridades estão mantidas em relação ao que anunciou no primeiro turno. Ele continua focado na Segurança e na Saúde e procurou muito estabelecer o paralelo, a comparação com o concorrente. Com isso, Merisio quer demonstrar que está mais preparado para administrar Santa Catarina a partir de 1º de janeiro.

 

Paulo Afonso

O ex-governador Paulo Afonso Vieira, do MDB, anunciou que está apoiando o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. Foi durante o evento on line, ao vivo pelo Facebook, promovido por lideranças de esquerda no domingo à noite. O emedebista foi apresentado aos internautas pela ex-senadora Ideli Salvatti, que o chamou de “nosso governador.”

 

Ironia

Apesar da longa trajetória no MDB, Paulo Afonso frisou que sua decisão é de cunho pessoal. O ex-governador lembrou da história do partido de combate à ditadura e disse que não poderia trair sua consciência. Paulo Afonso apoiando Haddad com a Ideli ao lado dele é no mínimo curioso. Na década de 90, a ex-senadora era deputada estadual e atuou incansavelmente para cassar o emedebista!

 

Contas rejeitadas

A Câmara de Vereadores rejeitou em votação histórica nessa terça-feira (23/10), as contas da Prefeitura Municipal, relativas ao exercício de 2016. A rejeição torna o ex-prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) inelegível por oito anos. Foram 18 votos pela rejeição das contas, 04 votos a favor e uma ausência. As contas foram aprovadas com ressalvas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), no ano passado.

 

Despesas

O presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, vereador Gabrielzinho (PSB), levantou os pontos principais para rejeição das contas, entre eles, o fato do ex-prefeito ter assumido despesas até o último mandato, sem ter disponibilidade em caixa. “Este ato do Prestador de Contas é um nítido flagrante de desrespeito ao artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal” – afirma.

 

Potencial

A conferir nas urnas o efeito do apoio crítico de Marina Silva a Fernando Haddad.

 

Defensoria

Quase três mil processos de execução de pena foram analisados nos três primeiros meses de realização da VIII Força Estadual da Defensoria Pública de Santa Catarina. Novos números foram apresentados essa semana pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina referente a VIII Força Estadual no sistema penitenciário catarinense. O mutirão deflagrado no dia 16 de julho já analisou até o momento 2.768 mil processos em três meses.