Blog do Prisco
Notícias

6º EPEC e 7º SEINSP reúnem presidentes de entidades e inspetores na capital

Dois eventos intensificaram a agenda do CREA-SC nos dias 23 e 24 de junho, no Hotel Slaviero Acquamar, em Florianópolis: o 6º Encontro de Presidentes de Entidades Classe (EPEC) e o 7º Seminário Estadual de Inspetores (SEINSP).

O 6º EPEC  iniciou reunindo cerca de 120 lideranças, representantes de 46 entidades classistas do estado, para um debate sobre o papel e a participação das entidades no Sistema Confea/Crea e Mútua. O objetivo foi articulação de ações e projetos em beneficio dos profissionais da área tecnológica e da sociedade em geral.

O evento contou com o apoio integral do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER) e com a participação do presidente do CREA-SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, do presidente do CONFEA, Eng. Civil José Tadeu da Silva, do vice-presidente, Eng. Agr. Daniel Salati, do coordenador do CDER, Eng. Agrim. Valdir Schneider, do coordenador do Colégio de Diretores Regionais, Eng Agr. Álvaro Dourado e do Dep. Federal Eng Agr. Valdir Colatto. Também estiveram presentes o conselheiro federal Eng. Agr. Evandro Martins, o Eng. Civil Laércio Tabalipa, diretor financeiro da Mutua-Sc e o Diretor da Mutua Nacional, Eng. Mec. Júlio Fialkoski.

Um dos destaques foi a palestra do presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, abordando o histórico e a importância das entidades de classe dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Tadeu falou sobre o Chamamento Público de 2017. Segundo ele, dos R$ 27 mi colocados à disposição das entidades de classe, apenas R$ 6 mi serão disponibilizados às entidades que cumpriram os requisitos.

O presidente esclareceu ainda sobre a suspenção das Resoluções nº 1052 e 1053, sobre a intervenção do TCU no Confea e sobre a resolução 1075. Após a palestra, os representantes das entidades que tiveram seus registros regularizados e renovados receberam o certificado de utilidade do Sistema Confea/Crea.

O painel sobre “Infraestrutura no Estado”, com a explanação do deputado estadual e ex-presidente da ALESC, Adm. Gelson Merisio (destaque na foto de capa), e a palestra “Pensamento Estratégico para líderes de hoje e amanhã”, com o professor e consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig, marcaram o encerramento do EPEC e a abertura dos debates do 7º SEINSP, simultaneamente, com a presença de mais de 300 profissionais.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, disse que os eventos reafirmam o compromisso com as entidades de classe do estado e com os profissionais visando criar alternativas para o aprimoramento das relações e das ações do Conselho com a sociedade. Kita falou ainda, sobre o acordo de Cooperação Técnica e Chamamento Público 2017, sobre o aplicativo de denúncia da fiscalização, Programa CREAjr, que atingiu a marca de 20 mil membros cadastrados em maio deste ano, e sobre a realização do 5º Seminário Estadual de Meio Ambiente, no dia 12 de julho, em Florianópolis.

O SEINSP é um evento de treinamento e capacitação para atuação no colegiado das regionais. A proposta foi discutir as ações e metodologias com foco no aperfeiçoamento e na melhoria da fiscalização e do atendimento aos profissionais e empresas registrados.

A programação contou ainda com uma palestra sobre a Resolução 1073/16 e o Plano de trabalho das Câmaras, ministrada pela Eng. Agr. Isabelle Nami Regis, Gerente do Departamento Técnico do CREA-SC e a palestra sobre o plano de Previdência Privada Tecnoprev, com explanação do gerente da previdência da Mútua Nacional, Rodrigo de Castilho. O Programa CREAjr-SC, Eleições do Sistema, Fiscalização e a Resolução nº 1090/17 e Livro de Ordem, foram outros temas em discussão.